Conheça quais são os modelos de certificação do Inmetro

Conheça quais são os modelos de certificação do Inmetro

Conheça quais são os modelos de certificação do Inmetro

É necessário conhecer quais são os modelos de certificação do Inmetro para certificar seu produto na categoria correta e evitar prejuízos.

A grande maioria dos produtos vendidos no Brasil, sejam eles produzidos aqui ou no exterior, devem passar por um processo de certificação que comprova sua qualidade e segurança.

Essa certificação é emitida pelo Inmetro, órgão que cuida, entre outras coisas, da certificação de produtos no Brasil. Existem diferentes modelos de certificação e, para que você invista no modelo correto, trouxemos um guia falando sobre eles.

Mas, antes, é necessário entender o que é o Inmetro e o que é a certificação.

 

O que é o Inmetro?

O Inmetro é o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. É um instituto que gerencia diversas frentes administrativas, entre elas a metrologia (unidades de medida) e a qualidade dos produtos comercializados no Brasil.

Compete ao Inmetro verificar a adequação dos produtos às normas regulamentadoras, bem como aos padrões mínimos de qualidade. Além disso, o órgão ainda tem diversas outras atribuições.

De forma geral, o objetivo do Inmetro é fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços.

Entre estes mecanismos, está a certificação de produtos, que uma vez realizada, fornece o famoso selo do Inmetro.

 

O que é a certificação?

A certificação de produtos é o processo pelo qual um produto é testado para verificar sua qualidade, adequação e segurança. Por meio de testes realizados em todos os componentes do produto, ele é avaliado conforme as normas técnicas da categoria.

Ao final dos testes, o laudo aponta a aprovação ou reprovação do produto. Produtos aprovados podem seguir para a comercialização, enquanto produtos reprovados devem ser descartados ou reciclados, e um novo processo produtivo deve melhorar os resultados para novos testes.

 

Quais são os modelos de certificação do Inmetro?

A certificação possui 6 diferentes modelos, onde o primeiro é dividido em dois tipos (Tipo A e Tipo B). Se você escolher o modelo errado de certificação, seu produto não será aprovado e você precisará investir novamente no modelo correto. Veja agora quais são os modelos e suas especificações.

 

Certificação 1A

A certificação 1A consiste em uma avaliação única. Somente as peças designadas para os testes serão certificadas, de forma que a certificação não se estende para as demais unidades fabricadas.

Este modelo de certificação é indicado para empresas que precisam certificar somente um produto, ou uma pequena quantidade de produtos diferentes, uma única vez.

 

Certificação 1B

Este modelo de certificação do Inmetro realiza os testes para um lote de produtos. As amostras podem ser retiradas do lote de forma aleatória, ou o lote pode ser testado por completo (chamado ensaio 100%).

Uma boa opção para empresas que precisam certificar um lote inteiro de produtos, conforme são produzidos novos lotes. Nem este modelo e nem a certificação 1A são indicados para importações em grandes quantidades.

 

Certificação 2

A certificação 2 consiste em uma avaliação prévia com amostras retiradas no fabricante, e uma nova avaliação com amostras retiradas do mercado. O intuito é verificar se o produto continua apresentando as mesmas qualidades da amostra de fabricação.

 

Certificação 3

Semelhante à certificação 2, a certificação 3 também realiza duas etapas. Entretanto, a segunda é realizada com amostras também coletadas da fábrica. O objetivo é comprovar a regularidade do processo produtivo ao longo do tempo.

 

Certificação 4

Este modelo de certificação do Inmetro é uma junção dos dois anteriores. É feita uma análise inicial e, posteriormente, duas outras. Uma, com amostras vindas do comércio, e outra com amostras vindas da fábrica. As avaliações podem ocorrer de forma combinada ou alternada. A certificação pode incluir a avaliação periódica do processo produtivo.

 

Certificação 5

Esta certificação é realizada em fábrica. A avaliação inicial é feita com amostras retiradas do fabricante, seguida de avaliações com amostras do comércio e/ou na fábrica. São avaliados o sistema de gestão da qualidade, o processo produtivo e a auditoria de qualidade.

 

Certificação 6

Consiste na auditoria ou inspeção do sistema de gestão da qualidade, manutenção periódica, auditoria de qualidade e avaliação do serviço ou processo. São mais indicados para certificação de serviços e processos.

 

Pronto! Agora você já sabe quais são os modelos de certificação do Inmetro. Se estiver em dúvida sobre qual escolher, a Someh pode te auxiliar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima
Open chat
1
Fale conosco!
Solicite mais informações pelo WhatsApp. Estamos à disposição!