Selo do Inmetro – Tudo que você precisa saber

O selo do Inmetro é uma certificação importante para a comercialização de produtos no Brasil. Veja tudo que você precisa saber sobre ele.

 

A certificação de produtos é uma forma de garantir ao consumidor a conformidade com a regulamentação brasileira de determinado produto.

A presença de um selo do Inmetro representa a segurança, a qualidade e a confiabilidade para o consumidor.

Portanto, é indispensável que todas as empresas fabricantes e importadoras realizem o processo de certificação antes de comercializar seus produtos no Brasil, ou até mesmo exportar.

Concluído o processo de certificação, o produto recebe o selo do Inmetro, atestando sua conformidade com os parâmetros exigidos.

Esses parâmetros são estabelecidos e verificados por meio de testes, de acordo com cada categoria de produto.

Eles devem estar adequados de acordo com normas nacionais e até mesmo internacionais.

Veja, a seguir, para que serve o selo do Inmetro, quais produtos devem ser certificados e como conseguir o selo.

 

Selo do Inmetro – Para que serve?

Quando o produto possui em seu rótulo o selo do Inmetro, isso significa que ele passou por testes e análises nos organismos acreditados para certificação.

Cada tipo de produto é avaliado de forma específica com requisitos pré-estabelecidos em normas e regulamentos técnicos.

O objetivo é verificar se o produto em questão é seguro e confiável para a saúde do consumidor.

Se os produtos não forem certificados com o selo do Inmetro, podem ocorrer problemas como mercadoria barrada, multas exorbitantes, recolhimento de produtos, entre outros que prejudicam a credibilidade da marca.

Por isso, é muito importante saber quais produtos precisam de certificação do Inmetro.

Felizmente, existe uma lista desses produtos apontados pelo próprio Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

 

Como saber quais produtos precisam do selo do Inmetro?

Cada tipo de produto possui um modelo de certificação diferente. Então, o primeiro passo é identificar o enquadramento do produto.

Serão avaliadas as suas características para dizer se ele é passível de certificação ou não.

Alguns dos produtos que só podem ser comercializados após passarem por testes e ensaios para a certificação, são:

  • Panelas
  • Pneus
  • Brinquedos
  • Componentes automotivos
  • Eletrodomésticos
  • TVs
  • Aparelhos elétricos

A lista é extensa, e pode ser verificada neste outro artigo que temos em nosso blog.

Os testes são determinados pelas normas e regulamentos técnicos das portarias do Inmetro.

Nestes documentos, constam os critérios para empresas, que também devem ser cumpridos para obtenção do selo do Inmetro, levando em consideração os processos de fabricação dos produtos.

A certificação do Inmetro é dividida em dois tipos que indicam a obrigatoriedade ou não da realização do processo por parte da empresa.

 

Tipos de certificação para o Selo do Inmetro

Certificação compulsória

A certificação compulsória diz respeito aos produtos que, obrigatoriamente, devem passar pelo processo de análise da conformidade com normas e regulamentos técnicos.

Para receber o selo do Inmetro, cada categoria de produto tem critérios de conformidade estabelecidos de acordo com essas normas.

Estes critérios avaliam, principalmente, a segurança e resistência dos produtos através de ensaios definidos para verificar os limites e desempenho de cada categoria.

Estão incluídos na certificação compulsória produtos como fogões, brinquedos, eletrodomésticos, artigos para festas, entre outros.

 

Certificação voluntária

A certificação voluntária trata dos produtos que não possuem obrigatoriedade de realizar os testes e apresentarem o selo do Inmetro.

Neste caso, a certificação torna-se uma opção da empresa fabricante ou importadora.

Mesmo sendo uma certificação facultativa, ela é de extrema importância para que o consumidor tenha mais confiança na compra.

Não apresentar um selo do Inmetro pode significar perda de vendas, pois nem todos os consumidores estão cientes de que existe uma certificação voluntária, muito menos de quai são os produtos regulamentados por ela.

 

Como conseguir o selo do Inmetro?

Para conseguir a certificação, o responsável deve procurar um dos organismos acreditados pelo Inmetro para realização dos testes e ensaios.

São os chamados OCPs, que realizam as análises e verificações, e apontam se o produto em questão pode ser comercializado ou não.

Se você quiser conhecer como são os equipamentos utilizados para realizar testes e ensaios em produtos, veja nossa página de equipamentos neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima
Open chat
1
Fale conosco!
Solicite mais informações pelo WhatsApp. Estamos à disposição!