A ISO 9001 é um sistema de gestão da qualidade que beneficia a empresa, os fornecedores, os clientes e também os colaboradores.
Quando pensamos no propósito de uma empresa, uma das primeiras coisas que vêm à mente é a satisfação do cliente.
Toda empresa existe para entregar algo que um cliente precisa.
Por isso, deve existir também uma preocupação com a qualidade dessa entrega, ou o cliente procurará a concorrência.
É para melhorar processos e aumentar a satisfação que existe a ISO 9001.
No post de hoje, você aprenderá mais sobre a ISO 9001, sua importância e os benefícios que ela traz a uma empresa.
O que é ISO 9001?
A ISO 9001 é um sistema de gestão da qualidade cujos objetivos são otimizar os processos, agilizar o desenvolvimento de produtos e garantir uma produção mais ágil.
Dessa forma, obtêm-se sustentabilidade no sucesso alcançado, além de maior satisfação por parte dos clientes.
O Sistema de Gestão da Qualidade é uma ferramenta que ajuda o gestor a encontrar e corrigir processos insatisfatórios dentro da organização.
Além disso, a ISO 9001 também é uma forma de manter documentados os processos e cultura organizacional, o que faz a empresa crescer mantendo sua qualidade de bens e serviços prestados.
A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização internacional fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça.
Ela tem o propósito de criar e promover normas que possam ser utilizadas mundialmente como referência.
Por isso, a ISO 9001 pode ser adotada por qualquer empresa, de qualquer porte, em qualquer país.
Tanto é, que ela é utilizada pela maioria das empresas de maior sucesso ao redor do mundo.
Para que serve a ISO 9001?
A ISO 9001 serve para melhorar a gestão das empresas e aumentar a satisfação dos clientes.
Ela faz isso através de um rico sistema de gestão da qualidade focado em trazer melhorias constantes e desenvolvimento sustentável.
Portanto, pode-se dizer que a adoção de um sistema de gestão da qualidade é uma ação estratégica da empresa.
Entre as ações praticadas para isso, estão:
- Identificar em qual contexto a empresa está inserida;
- Obter uma visão holística da organização utilizando uma abordagem de processos;
- Identificar riscos que podem prejudicar o andamento das atividades;
- Medir e avaliar os resultados do desempenho e eficácia do processo;
- Assegurar a melhoria contínua do processo;
- Monitorar continuamente a satisfação dos clientes.
O que uma empresa com a certificação?
O principal benefício que uma empresa que implementou a ISO 9001 passa a ter é o diferencial competitivo. Contudo, são inúmeros outros benefícios que a empresa ganha.
A conquista da certificação representa reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho prestado.
Isso porque a ISO 9001 assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores.
Ela também possibilita o maior desenvolvimento dos colaboradores, melhora a competitividade no mercado, otimiza processos, reduz custos e age como alavanca na busca pela melhoria da qualidade de forma geral.
O diferencial competitivo que uma empresa ganha com a ISO 9001 diz respeito a:
- Produção mais ágil com processos mais inteligentes;
- Planejamento e controle sistemático das rotinas de trabalho (elimina o retrabalho e deixa os processos mais ágeis);
- Redução de custos e aumento de produtividade;
- Melhora a comunicação, a moral e a satisfação dos colaboradores;
- Melhora as oportunidades de negócios, já que muitas empresas só compram de fornecedores certificados com o selo ISO 9001;
- Melhora a imagem da empresa;
- Reduz riscos e melhora a relação com fornecedores e investidores;
Além disso, os fornecedores também acabam se desenvolvendo e entregando maior qualidade em todas as solicitações, já que as exigências passam a ser maiores.
Como conseguir a certificação?
Primeiramente, a empresa deve atender a todos os requisitos da norma.
Finalizada esta etapa, ela deve passar por auditoria interna, para analisar a necessidade de ajustes.
Em seguida, deve ser contratado um organismo de certificação que emitirá o selo, porém, somente após uma nova auditoria para verificar se todos os requisitos foram atendidos.
A certificação tem validade de três anos e deve passar por novas auditorias para garantir a manutenção e integridade do sistema de gestão da qualidade.