Os principais problemas na certificação e como solucioná-los

Os principais problemas na certificação e como solucioná-los

Os principais problemas na certificação e como solucioná-los

Veja quais são os principais problemas na certificação de produtos e saiba o que fazer para solucioná-los.

 

Adquirir produtos com o selo do Inmetro significa que você está comprando itens com qualidade, segurança e confiabilidade comprovadas.

Isso porque eles são testados pelos organismos acreditados pelo Inmetro, a fim de verificar se estão adequados aos requisitos mínimos propostos nas normas técnicas que os regem.

São normas e requisitos técnicos estabelecidos tanto no Brasil quanto internacionalmente.

Para alguns tipos de produtos, a certificação no Inmetro é obrigatória (compulsória).

Assim sendo, os fabricantes e fornecedores devem se atentar desde o momento do enquadramento desses produtos nos modelos de certificação até as portarias e normas às quais estão atrelados.

Entretanto, ao longo do processo, podem surgir alguns problemas na certificação.

No post de hoje, você conhecerá quais são os principais problemas na certificação e como solucioná-los.

 

Enquadramento do produto

O primeiro passo para conseguir a certificação é o enquadramento.

Antes de iniciar o procedimento, é preciso estar ciente sobre as especificidades de cada modelo, as portarias, os regulamentos e as normas técnicas vigentes para os mesmos.

Se você acabar escolhendo o modelo de certificação errado, além de aumentar os prazos de execução devido ao retrabalho gerado, também terá que arcar com os custos dobrados da operação.

Para evitar isso, é aconselhável se manter informado sobre as portarias do Inmetro, entender as diferenças entre os modelos de certificação e avaliar qual o melhor segundo a estratégia da empresa.

 

Atrasos e prazos excedidos

Outro entre os principais problemas na certificação é quando ocorrem atrasos, que geralmente excedem prazos primeiramente fixados para a certificação.

Os prazos estabelecidos para entrega de documentação e para os ajustes a serem feitos, quando necessários, devem ser cumpridos rigorosamente.

Se houver atraso na resposta do OCP (Organismo de Certificação de Produtos) para alguma solicitação feita pelo fornecedor, isso pode estender muito os prazos para certificação, ou até mesmo causar o cancelamento da operação.

Quando o produto já é certificado, o cancelamento da certificação do Inmetro pode gerar graves consequências, como:

  • Impossibilidade de importação e comercialização de produtos;
  • Multas devido à fiscalização;
  • Impossibilidade de comercializar produtos que já haviam passado pelo processo de certificação.

A melhor forma de evitar este problema é mantendo atenção constante sobre a agenda de prazos e etapas da operação, além de manter uma boa comunicação com o OCP.

 

Falta ou erros na documentação

Mais um dos principais problemas na certificação é quando ocorre falta de documentos, ou quando a documentação entregue contém erros.

Ambos os casos podem levar a atrasos na emissão do certificado de conformidade, ou até causar o cancelamento de todo o processo.

É comum que haja dúvidas sobre o preenchimento de documentos, quais documentos são necessários e quando devem ser apresentados.

Isso se deve à complexidade da operação, que é muitas vezes tida como burocrática.

Para evitar este problema, basta manter todos os documentos organizados e separados, além de prestar atenção no que é exigido pelo OCP.

Você pode anotar a documentação exigida para evitar erros, ou não precisar perguntar novamente.

 

Dificuldades na comunicação

Você precisará manter uma comunicação estável com o OCP, com os laboratórios acreditados e também com o próprio Inmetro para efetuar a certificação.

Algumas das ferramentas usadas para manter este contato, como o Sistema Orquestra, usado pelo Inmetro, requerem conhecimento técnico para prever situações problemáticas e evitá-las.

Mas não é só isso. Antes de escolher um OCP, certifique-se de que a comunicação com ele é fácil e fluida.

Além disso, você também pode contar com apoio de uma consultoria especializada para a certificação.

 

Falta de tempo e gestão inadequada

Certificar produtos não é uma tarefa fácil, simples ou rápida. Por isso, entre os principais problemas na certificação está a falta de tempo dos gestores.

A principal dificuldade é conciliar a rotina administrativa com o processo de certificação, etapa por etapa.

Cobrar respostas mais rápidas dos laboratórios e OCPs, entender prazos e exigências técnicas, acompanhar o desenvolvimento e entregar a documentação são deveres do solicitante.

Uma das melhores formas de solucionar este problema é abrindo espaço na sua agenda e priorizando a certificação.

Muitas vezes, um problema pode ser resolvido rapidamente, permitindo que você retorne às suas demais tarefas sem muita demora.

 

Dicas para resolver a maioria dos problemas na certificação

Agora que você já conhece quais são os principais problemas na certificação, veja essas dicas para solucionar a grande maioria deles:

  • Procure conhecer o processo a fundo, seus requisitos e etapas;
  • Mapeie todas as etapas e necessidades de seus produtos para se preparar;
  • Antecipe-se com soluções para cada grande problema que você consegue prever;
  • Duvide do sucesso das etapas para prever mais situações e se preparar para elas;
  • Se possível, conte com apoio de uma consultoria especializada em certificação de produtos no Inmetro.

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