Entenda melhor o que é a garantia da qualidade, sua importância e o que sua empresa perde por não se preocupar com ela.
Controlar a qualidade é uma ação primordial para garantir não apenas a satisfação do cliente, mas também o uso eficiente de recursos materiais, financeiros e humanos.
Está na natureza do ser humano buscar sempre a evolução e a melhoria. Como contrapartida, também gostamos mais de consumir aquilo que é melhor.
Então, o processo de garantia da qualidade se torna essencial para toda e qualquer empresa que fornece um produto ou serviço.
Mas o que é, exatamente, a garantia da qualidade?
A garantia da qualidade é uma inspeção, teste ou auditoria feito em um produto ou processo para atestar seus resultados.
Em outras palavras, é quando algo é avaliado, em busca de determinar se está sendo feito de forma satisfatória.
Isso pode ser feito com produtos, como no caso dos testes e ensaios para certificação, ou até com processos e serviços, como acontece nos call centers.
Os padrões de qualidade são estabelecidos pelas entidades diretamente relacionadas.
No caso dos produtos, o Inmetro. Já nas telecomunicações, a Anatel. E quato aos processos, muitas vezes o conselho da própria empresa.
O caminho para a garantia da qualidade
Seja qual for o ramo de atividade, existe um procedimento básico que é o mínimo que a empresa deve adotar em busca da garantia da qualidade.
Obviamente, isso difere dependendo se a empresa comercializa produtos ou serviços.
Entretanto, as mesmas práticas podem ser adaptadas e aplicadas em todo tipo de negócio.
Inspeções de qualidade
As inspeções de qualidade são uma das formas de conseguir trabalhar a garantia da qualidade.
O profissional responsável por conduzir esse processo é o Inspetor de Controle de Qualidade.
Essa inspeção pode ser feita em qualquer tipo de empresa. Seja uma indústria, um despachante ou uma pizzaria.
Abaixo, alguns tópicos que são avaliados durante a inspeção:
- Avaliação de ações implementadas, ocorrências e não conformidades;
- Auxílio aos encarregados das equipes envolvidas;
- Leitura e interpretação de projetos de produção/atuação;
- Emissão de relatórios de inspeção de campo de trabalho;
- Inspeção do recebimento e armazenamento de materiais e insumos;
- Supervisionar o uso de EPIs quando necessário;
- Inspecionar a qualidade dos itens recebidos de fornecedores;
- Avaliação de processos e rotinas;
- Relação entre resultado esperado e resultado obtido;
- Uso correto de equipamentos, softwares, materiais e insumos.
Ensaios destrutivos
Para empresas que fabricam ou comercializam produtos, os ensaios são uma das melhores formas de atestar sua qualidade.
Neste caso, existem dois tipos de ensaios. Os destrutivos e os não destrutivos.
Vamos falar primeiro sobre os ensaios destrutivos. Entre eles, alguns que podem ser feitos são os ensaios de:
- Flexão;
- Tração;
- Dobramento;
- Dureza;
- Embutimento;
- Compressão;
- Impacto;
- Torção;
- Fluência;
- Fadiga;
- Cisalhamento.
Como já diz o nome da categoria, esse tipo de ensaio altera fisicamente a forma do produto testado, que depois será descartado, reciclado ou desmontado para aproveitar peças intactas.
Ensaio não destrutivo
O ensaio não destrutivo é um procedimento para garantia da qualidade que mantém o produto intacto.
Entre os ensaios feitos, estão:
- Ensaio visual;
- Partículas magnéticas;
- Líquido penetrante;
- Ultrassom;
- Correntes parasitas;
- Radiografia;
- Análise de vibrações;
- Emissão acústica;
- Termografia;
- Estanqueidade;
- Análise de deformações.
Certificação do Inmetro
Todos esses testes, tanto os destrutivos quanto os não destrutivos, fazem parte de um processo chamado de Avaliação da Conformidade, conduzido por entidades acreditadas pelo Inmetro.
São usadas máquinas para ensaio de produtos a fim de verificar sua segurança, qualidade, conformidade e funcionalidade.
Se aprovados, os produtos recebem o selo do Inmetro, que atesta sua conformidade com os padrões de qualidade.
O que minha empresa perde por não conduzir uma gestão da qualidade?
Se a sua empresa não se preocupa com a garantia da qualidade, a principal perda é financeira.
O índice de reclamações é um dos principais indicadores dessa perda. Quanto mais reclamações você tem, significa que mais clientes estão insatisfeitos.
Clientes insatisfeitos não compram de você e ainda espalham avaliações negativas sobre sua marca para outras pessoas.
Além disso, as reclamações precisam ser solucionadas. Muitas vezes, isso envolve troca de produtos defeituosos, retrabalho, compensação, entre outras ações.
Tudo isso tem custo, o que faz com que a situação financeira da empresa fique prejudicada.
Mas não é apenas isso também. Uma empresa que não se preocupa com a garantia da qualidade perde mercado.
A competitividade nos dias atuais é imensurável e cresce a cada momento.
Uma empresa que não se preocupa em ser ou fazer o melhor possível, está ficando para trás entre seus concorrentes.
Quais as características mais importantes para a garantia da qualidade?
Por fim, vamos deixar aqui algumas das características que mais importam para garantir a melhor qualidade possível:
- Desempenho
- Atendimento
- Segurança
- Confiabilidade
- Integridade
- Durabilidade
- Estética
- Assistência técnica
- Diferenciais
- Percepção do cliente
Agora que você já entende bem melhor sobre a garantia da qualidade, não perca tempo e comece a implementar em sua empresa também!
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