o que é ensaio de flamabilidade

O que é o ensaio de flamabilidade em materiais?

Entenda o que é o ensaio de flamabilidade em materiais e qual a sua importância para a segurança do consumidor.

 

Diversos produtos e equipamentos eletroeletrônicos precisam passar por um teste para verificar sua resistência ao fogo.

Isso é fundamental, especialmente em eletrodomésticos, eletroeletrônicos e todo material de uso doméstico.

Segundo o Instituto de Pesquisas Técnicas (IPT), “Os métodos de ensaio de inflamabilidade são uma classe de ensaio de reação ao fogo executados em materiais que, via de regra, não se associam diretamente a sistemas construtivos de qualquer natureza (edifícios, veículos etc).”

O Instituto diz ainda que os ensaios de flamabilidade “Podem ser aplicados em materiais poliméricos empregados em equipamentos eletroeletrônicos, isolantes elétricos sólidos, materiais plásticos empregados em equipamentos de modo geral, móveis estofados, colchões, cortinas etc.”

No post de hoje, vamos explicar melhor o que é esse procedimento, como é realizado e qual a sua importância.

 

O que é o ensaio de flamabilidade?

O ensaio de flamabilidade é um teste realizado para verificar a resistência de um material ao fogo.

Ele pode ser feito em qualquer tipo de material, mas recebe atenção especial quando envolve circuitos elétricos ou fontes de calor.

O IPT explica que “Quando associados a equipamentos eletroeletrônicos, esses ensaios visam avaliar as condições de segurança intrínseca de equipamentos e dispositivos com potencial de constituírem uma fonte de incêndio.”

“Os materiais ensaiados são submetidos a fontes de calor e chamas simulando os efeitos causados por falhas elétricas que resultem em elementos incandescentes, pequenos arcos elétricos, entre outros.”

Ou seja, o teste simula uma situação de uso em que o equipamento ou produto deve apresentar certo grau de tolerância ao calor.

Se, após realizar o ensaio, ficar comprovado que o objeto não apresenta parâmetros mínimos, ele é reprovado.

A reprovação significa que seu uso não é seguro, podendo potencialmente causar um incêndio.

 

Quais os riscos da venda de produtos sem a certificação?

Comercializar produtos sem a certificação de resistência à chama pode causar acidentes fatais durante a utilização.

Muitas vezes, o consumidor não está ciente de que o produto ou material não alcançou a performance mínima requerida pelos testes.

Assim, dependendo das condições de utilização, podem ocorrer fagulhas, superaquecimento, entre outros eventos que levam ao início de incêndio.

As consequências de um início de incêndio são imprevisíveis. A única forma de se proteger contra o fato é a prevenção, que começa com o ensaio de flamabilidade.

 

Como é feito o ensaio de flamabilidade?

Para realizar os testes, são utilizados diversos equipamentos e máquinas especialmente projetadas para essa tarefa. Vamos mostrar algumas delas a seguir.

 

Câmara de Flamabilidade

A Câmara de Flamabilidade é um equipamento projetado para realizar testes em eletrodomésticos.

Sua função é determinar a resistência térmica de materiais poliméricos com contato elétrico.

O resultado do teste mostra quanto tempo o produto demora para entrar em combustão, sendo levado à exaustão durante o uso correto.

 

Ensaio de Fio Incandescente

O Ensaio de Fio Incandescente é um teste que verifica o risco de fogo em equipamentos que possuem resistores ou elementos incandescentes.

Todo produto ou equipamento que funciona por meio de resistores (resistência) deve ter propriedades isolantes em seus revestimentos internos para evitar um início de incêndio.

Este ensaio verifica a resistência desses componentes em proximidade com a fonte de calor para garantir que os resultados mínimos sejam alcançados.

 

Ensaio de Chama de Agulha

O Ensaio de Chama de Agulha é um teste feito com uma simulação de pequenas chamas, que podem ser provenientes de falhas.

O objetivo é avaliar o risco de fogo de forma simulada. Este teste pode ser feito em equipamentos eletrotécnicos, seus subconjuntos e componentes, materiais isolantes elétricos sólidos ou materiais combustíveis.

 

Ensaio de Trilhamento

O Ensaio de Trilhamento é um teste que verifica a resistência de materiais sólidos isolantes a uma carga elétrica de até 600V.

O objetivo é definir a resistência de um material isolante em equipamentos que possuem fontes elétricas, a fim de que seja constatado que não há risco de incêndio devido ao uso do equipamento.

 

Adquira seus equipamentos de teste com a Someh

A Someh Engenharia é especialista na fabricação de equipamentos de teste e ensaios para certificação no Inmetro.

Conheça os Equipamentos de Teste da Someh de acordo com cada categoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima
Open chat
1
Fale conosco!
Solicite mais informações pelo WhatsApp. Estamos à disposição!