Qual a importância da certificação de componentes automotivos?

Qual a importância da certificação de componentes automotivos?

certificação de componentes automotivos

Qual a importância da certificação de componentes automotivos?

Você sabia que produtos automotivos importados e comercializados no Brasil devem contar com a chamada Certificação de Componentes Automotivos

Somente depois de acontecer a validação da conformidade e o registro no sistema do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia e Tecnologia) é que a comercialização pode ser liberada.

Tal processo garante que os requisitos mínimos de segurança e desempenho estão sendo cumpridos, o que assegura a qualidade do produto. De tal modo, negligenciar a certificação oferece enormes perigos aos seus clientes e, é claro, ao seu negócio!

Por isso, se você quer saber o que precisa fazer para certificar seus componentes automotivos, continue com a gente. 

Vamos te contar tudo sobre o assunto!

Você sabe o que é Certificação de Componentes Automotivos?

Simplificadamente, a Certificação de Componentes Automotivos é um procedimento fundamental às empresas que desejam comercializar tais peças no mercado brasileiro.

Após passarem por análises e testes laboratoriais, os produtos, se aprovados, devem apresentar o selo de conformidade do SBAC (Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade).

Todos os trâmites envolvendo a certificação são absolutamente rigorosos e têm o intuito de verificar cada um dos critérios de segurança estabelecidos nas normas aplicáveis aos componentes testados.

Quais componentes precisam de certificação?

Antes de listarmos os tipos de componentes que devem ser certificados, vale ressaltar que o Organismo Certificador de Produtos (OCP) acreditado pelo INMETRO para realizar a dinâmica é a BRICS.

Dessa forma, de acordo com a Portaria INMETRO nº 145/2022, a certificação é compulsória, ou seja, obrigatória para os seguintes itens:

  • Buzina;
  • Bronzinas;
  • Lâmpadas;
  • Anéis de pistão;
  • Bateria Chumbo-Ácido; 
  • Amortecedores da Suspensão;
  • Materiais de Atrito para Freios (Pastilhas e Lonas de Freio);
  • Bomba Elétrica de Combustível para Motores do Ciclo Otto;
  • Pistões de Liga Leve de Alumínio, Pinos e Anéis de Trava (retenção);
  • Terminais de Direção, Barras de Direção e de Ligação e Terminais Axiais.

Como certificar os componentes automotivos?

A fim de reduzir custos, é comum nos depararmos com fabricantes que decidem dar entrada no processo de certificação sozinhos. Entretanto, nesses casos, diversos percalços acabam sendo enfrentados. O famoso “barato que sai caro”!

Isso acontece porque a dinâmica envolve algumas burocracias e certo grau de complexidade. Assim, o recomendado é buscar uma empresa que seja especializada em certificações para tomar conta de tudo.

Porém, é necessário — no mínimo — que você como empresário conheça as etapas que serão seguidas até que os componentes automotivos possam ser certificados.

Acompanhe a seguir:

1ª Etapa: Definir Representante Legal

O primeiro passo para obter a Certificação de Componentes Automotivos é definir a empresa que ficará responsável pelo componente a ser certificado. Para tanto, é imprescindível que o produto esteja em território brasileiro.

2ª Etapa: Definir Organismo de Certificação

Em seguida, após definido o representante legal, deve ser escolhido o organismo de certificação — acreditado pelo INMETRO — que realizará o processo de certificação.

3ª Etapa: Realizar a Certificação

Agora sim, é hora do processo, propriamente dito, começar. As principais atividades executadas são:

  • Auditoria na empresa fabricante;
  • Auditoria na empresa representante legal;
  • Seleção de amostras para testes;
  • Definição do laboratório de ensaios;
  • Realização dos ensaios pré-definidos em norma.

Finalizadas as tarefas, será emitido um certificado de conformidade junto ao INMETRO.

4ª Etapa: Emissão do Registro INMETRO

Para concluir, após a emissão do certificado, o representante legal deve realizar a solicitação do registro do produto ao INMETRO. Feito isso, o componente automotivo estará liberado para ser comercializado no País.

Por que é importante certificar os componentes automotivos?

Além de garantir a segurança do usuário, a Certificação de Componentes Automotivos é um método que confere credibilidade aos produtos e, consequentemente, ao seu fabricante diante do mercado.

Por outro lado, a ausência da certificação compulsória torna a empresa passível a multas e outros tipos de punições. Isso sem mencionar, obviamente, os riscos aos quais expõe o consumidor.

De tal maneira, certificar corretamente os itens fabricados pela sua empresa é primordial para não ter que encarar problemas com a lei, colocando a perder seu patrimônio, bem como a vida de outras pessoas.

Contudo, para que todos os testes sejam realizados de forma satisfatória, é de suma importância que maquinários modernos e qualificados sejam utilizados. Garantindo, assim, a precisão dos resultados e evitando transtornos. 

Portanto, esteja atento a isso e não subestime as possibilidades de falhas decorrentes de um equipamento precário!

Conheça as máquinas para testes de equipamentos automotivos da Someh.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima
Open chat
1
Fale conosco!
Solicite mais informações pelo WhatsApp. Estamos à disposição!