Cada material utilizado na fabricação de um determinado produto possui propriedades que precisam ser mensuradas. Uma dessas características que precisa ser identificada diz respeito ao cisalhamento.
Através de um ensaio específico, é possível conhecer a intensidade da força capaz de cisalhar o material.
Para entender como esse teste funciona e qual a sua importância para as empresas fabricantes e varejistas, leia este post na íntegra!
O que é Ensaio de Cisalhamento?
De acordo com o dicionário, o verbo “cisalhar” quer dizer cortar ou causar deformação através de forças que atuam em sentidos iguais ou opostos.
Logo, o ensaio de cisalhamento é um procedimento realizado em duas chapas sobrepostas unidas por um adesivo. Quando tracionadas, as placas causam uma tensão de cisalhamento no corpo de prova (CP).
A partir daí, se obtém o fator cisalhante do CP testado, ou seja, sabe-se a tensão máxima suportada pelo material antes que ele seja danificado.
Como deve ser realizado o Ensaio de Cisalhamento?
Em geral, são ensaiados três principais tipos de materiais: rígidos, adesivos e compósitos. A resistência que cada corpo de prova apresentará ao cisalhamento dependerá, por exemplo, da sua geometria.
Além disso, a forma exata que o ensaio será realizado vai variar de acordo com a norma que contempla o material a ser testado. Isso porque, cada tipo de produto possui diretrizes particulares que definem como ele deve ser analisado.
Outro ponto interessante que vale a pena mencionar, é que, frequentemente, produtos acabados são submetidos ao ensaio de cisalhamento. Alguns exemplos são:
- Parafusos;
- Pinos;
- Rebites;
- Cordões de solda;
- Barras de aço;
- Chapas de aço.
Qual o equipamento ideal para realizar o teste?
O ensaio de cisalhamento pode ser realizado usando a chamada máquina universal de ensaios, seja ela hidráulica ou eletromecânica.
Porém, a mais indicada é a eletromecânica, pois a opção conta com caixa de redução, o que oferece maior controle de velocidade. Através da aplicação de força mais lenta e controlada, o resultado obtido é mais preciso.
Ademais, os dispositivos utilizados na máquina irão variar conforme o material a ser ensaiado.
Em outras palavras, o componente é acoplado ao equipamento universal e produzirá os esforços necessários à deformação que se deseja observar.
Por que o cisalhamento é importante para a Certificação?
Identificar com precisão o ponto de cisalhamento de um material é fundamental para garantir a qualidade de um produto final.
Sem conhecer tal informação, a mercadoria fica sujeita a falhas, podendo, inclusive, causar acidentes e representar um risco à vida do usuário.
Outro aspecto que merece atenção é a relevância dos ensaios que medem o desempenho e a resistência dos produtos no mercado. Cada vez mais a credibilidade da empresa está atrelada aos resultados desses testes.
Por fim, a certificação que comprova a qualidade do item só é liberada a partir da apresentação dos valores obtidos.
De tal modo, fabricantes, importadoras, distribuidores e outros tipos de negócios têm percebido o impacto direto e positivo da certificação de produtos nos seus indicadores (incluindo os lucros!).
Assim, se você quiser ter certeza que suas mercadorias estão sendo devidamente testadas, conte com equipamentos qualificados, modernos e tecnológicos.
Isso evitará inconsistências, facilitará a certificação, otimizará seus ganhos e, principalmente, garantirá a segurança do seu cliente final!
Quer saber mais sobre o assunto? Então leia também:
- Qual a importância da certificação de produtos?
- Passo a passo para certificar produtos no Inmetro
- Qual a diferença entre OCP e Laboratório Acreditado?