Embora a revolução industrial esteja sempre intimamente ligada a uma nova tecnologia, a chamada indústria 5.0 vai muito além disso. Afinal, o modelo tem como base a colaboração entre robôs e humanos.
Ou seja, desta vez, mais do que nunca, as habilidades cognitivas ganham tanto destaque quanto a capacidade das máquinas. O foco agora é dar aos sistemas inteligentes um “toque humano” mais evidente.
Para entender melhor essa integração dos seres vivos com a automação industrial, continue a leitura deste post até o final.
Vamos te contar tudo sobre o tema!
O que é a Indústria 5.0?
Simplificadamente, a indústria 5.0 é considerada a reumanização dos avanços tecnológicos. O novo modelo industrial surge enquanto a indústria 4.0 ainda é muito discutida.
Porém, o objetivo é justamente aproveitar tudo o que está em aprimoramento, como Inteligência Artificial e robótica, por exemplo, e tornar cada vez mais “mesclado” às capacidades humanas.
Em outras palavras, o intuito é que as máquinas e as pessoas trabalhem juntas para atender às necessidades da sociedade através da criação de novos produtos.
Quais são os objetivos da Indústria 5.0?
De modo geral, a indústria 5.0 tem como finalidade transformar a tecnologia em um veículo de sustentabilidade, qualidade de vida, inclusão e bem-estar, capaz de beneficiar o maior número de pessoas possível.
Logo, a intenção é colocar a humanidade em primeiro lugar e não favorecer apenas aqueles que estão envolvidos diretamente no processo de fabricação, como investidores e empresários.
Não à toa, como foi dito, a indústria 4.0 e 5.0 não são geracionais, ou seja, não existe um ponto onde uma começa e outra termina. Isso porque, elas estão atuando de forma simultânea.
Conheça as principais características da Indústria 5.0
A Nova Era Industrial tem como pilares a otimização da eficiência humana e o potencial de facilitar a hiper customização no processo produtivo.
De tal modo, as características mais evidentes desse sistema são a capacitação de interconexão e o suporte cognitivo.
Entenda do que se trata:
Capacitação de Interconexão
Este tópico diz respeito aos robôs industriais e colaborativos, os quais devem ser usados no formato industrial 5.0 para propiciar a integração entre as máquinas e os seres humanos.
Através desse tipo de robô super avançado será possível alcançar os recursos altamente tecnológicos e personalizados propostos pelo novo modelo 5.0.
Devido à tal personalização, inclusive, as empresas estarão impedidas de oferecer os serviços em larga escala, o que comprova uma quebra de paradigmas.
Suporte cognitivo
O suporte cognitivo, por sua vez, reforça a necessidade de contar com o capital humano. Desse modo, não existe a possibilidade de eliminar empregos, já que os profissionais precisarão atuar ao lado dos robôs.
Por meio dessa assistência cognitiva que a máquina receberá durante a execução das suas tarefas por parte dos funcionários, a tomada de decisão será mais precisa no ambiente corporativo.
Basicamente, diante dessa conexão entre os elementos artificiais e humanos, a evolução, em sua essência, poderá ser atingida de forma mais ampla e realmente eficiente.
Leia também:
Otimização de processos na indústria: quais os benefícios?
Conheça indicadores da indústria para medir o desempenho
Quais as tecnologias envolvidas nessa Nova Era?
A cada dia que se passa a tecnologia se aprimora e uma novidade surge. A partir de toda inovação que só tende a aumentar, a indústria 5.0 se fortalece e ganha estrutura, tendo ferramentas nas quais se apoiar.
Sabendo disso, as tecnologias que já compõem o novo modelo industrial são muitas.
Contudo, podemos listar algumas das mais relevantes:
- Internet das Coisas (IOT);
- Inteligência Artificial (IA);
- Robôs Colaborativos (Cobots);
- Biotecnologia;
- Manufatura Aditiva;
- Nanotecnologia;
- Edge Computing;
- Computação Quântica.
Entenda os maiores benefícios da Indústria 5.0?
Apesar de algumas das vantagens proporcionadas à sociedade por meio da Nova Era Industrial já estarem claras, é de suma importância que eles sejam elencados também no âmbito corporativo.
Afinal, na prática, como o modelo 5.0 pode ser útil às empresas?
Confira os três principais impactos que a integração das máquinas à equipe humana pode ter sobre seu negócio:
1. Redução de custos
Quando a indústria 5.0 estiver estabelecida, é bastante evidente que os processos produtivos serão mais econômicos, confiáveis e, consequentemente, lucrativos.
Isso será possível devido à combinação, cada vez mais alinhada, das capacidades artificiais e humanas, permitindo que produtos sejam desenvolvidos com maior qualidade e atendam com mais precisão às demandas dos clientes.
2. Participação humana
Bem como já foi dito, o novo modelo industrial propõe a participação ainda mais intensa do ser humano no processo de produção.
Entretanto, isso deve se dar através do suporte oferecido às máquinas, ou seja, uma contribuição mais intelectual e menos física.
Nesse contexto, diante da automação e de toda integração com os sistemas inteligentes, as capacidades humanas se potencializam e as estratégias de negócio melhoram.
3. Automação
Ainda que a automação não seja o foco na indústria 5.0, é praticamente impossível desassociá-la do modelo, pois a evolução dos processos de manufatura conta com importante auxílio dessa tecnologia.
Comparativamente, podemos dizer que nesse sentido, o ser humano está no centro do projeto, enquanto a automação está em volta, viabilizando a evolução de cada dinâmica produtiva.
Como a Indústria 5.0 pode ser implementada?
Assim como tudo que é novidades, a indústria 5.0, certamente, enfrentará dificuldades para ser implementada. Apesar de todos os obstáculos, a mudança será inevitável e exigirá paciência.
Além disso, outros desafios existirão. Acompanhe alguns que podem ser citados:
- Força de trabalho: será necessário que os colaboradores desenvolvam novas habilidades, se tornando capazes de trabalhar com robôs e máquinas em um chão de fábrica;
- Aprendizado constante: com novas ferramentas tecnológicas surgindo e se atualizando todos os dias, a busca por conhecimento também não poderá parar;
- Investimentos: como não poderia ser diferente, também não será possível abrir mão de investir na aquisição de robôs colaborativos, os quais ainda estão presentes em poucas fábricas.
Por fim, o advento da indústria 5.0 é algo que irá acontecer muito em breve! Não há como fugir da necessidade de transformar o ambiente industrial em um espaço mais sustentável, humanizado e inclusivo.
E, tudo isso, sem esquecer, obviamente, das particularidades de cada consumidor final. Ou seja, o intuito será atender desde o micro (cliente por cliente) até o macro (a sociedade).
Desse modo, quanto antes uma empresa se modernizar para acompanhar a evolução que se aproxima, melhor será seu desempenho quando for chegada a hora do “boom”, onde todo mundo estará correndo atrás do prejuízo.
Portanto, saia na frente, esteja por dentro do que acontece e invista em equipamentos de alta tecnologia.
Conheça tudo sobre máquinas e automação industrial na Someh!