8 Motivos para atualizar seus equipamentos de ensaio de produtos

8 Motivos para atualizar seus equipamentos de ensaio de produtos

atualizar seus equipamentos de ensaio de produtos

8 Motivos para atualizar seus equipamentos de ensaio de produtos

O processo de certificação de produtos se baseia em avaliações precisas, o que exige equipamentos de ensaios de produtos capazes de ilustrar com exatidão os resultados. Dessa forma, é importante atualizar seus equipamentos de ensaio de produtos, que ajudam a atender as normas técnicas exigidas para cada categoria. 

Mais do que isso, para assegurar análises precisas, o OCP (Organismo Certificador de Produtos) deve adquirir equipamentos de boa qualidade e atualizados conforme suas necessidades. 

Continue lendo o post, entenda e veja os principais motivos para atualizar os equipamentos de ensaio.

1 – Facilita a padronização de processos

A atualização dos equipamentos permite chegar ao nível de estabilidade desejado. Basicamente, o processo de ensaio está diretamente associado a padronização. Para obter a certificação junto ao órgão competente, é preciso que aquele produto obedeça a uma série de fatores. 

Equipamentos atualizados respondem melhor a padronização, permitindo obter resultados precisos com menos trabalho. Também reduz o tempo de execução, o número de tentativas e o de profissionais responsáveis pelos testes. 

2- Melhora a precisão dos ensaios

Os ensaios determinam a qualidade, desempenho e resistência dos produtos a partir de uma série de testes, como elétricos, mecânicos, de flamabilidade, térmicos, químicos, etc. Para conduzir estes testes e obter resultados confiáveis, é necessário o uso de equipamentos que respondem a condições normais ou extremas. 

Com o passar do tempo, os equipamentos usados para esses testes apresentam uma tendência natural de desgaste, o que pode comprometer os resultados. 

Para certificar a qualidade do item, é importante contar com indicadores relevantes, que só podem ser medidos com equipamentos de alta precisão. Equipamentos atualizados tendem a ser mais precisos do que os mais antigos, mesmo aqueles que passam por manutenção periódica. 

3 – Laudos mais completos

A falta de informações pode dificultar, por exemplo, a certificação de um produto ou sua adequação às normas técnicas. Por outro lado, laudos completos oferecem facilitam e agilizam o processo de certificação. 

Isso porque os equipamentos modernos atendem melhor às demandas do mercado e dos órgãos de certificação. O que inclui laudos completos dos ensaios, com informações precisas que dificilmente seriam obtidas de outras formas. 

Independente do tipo de produto, os laudos precisam ser completos, trazendo um volume maior de dados, capazes de favorecer diferentes etapas do seu desenvolvimento. 

4 – Produtos mais seguros

O principal ponto fator dos ensaios de produto é justamente desenvolver soluções seguras. O intuito é construir produtos que não ofereçam riscos à saúde dos usuários ou da estrutura em que serão empregados/ utilizados. 

Equipamentos de ensaio de produtos atuais são mais eficientes, permitem realizar testes com uma margem cada vez menor de erro, principalmente quando comparados aos equipamentos antigos ou desatualizados. 

Essa característica cria o campo ideal para a fabricação de produtos com desempenho superior. E para atestar essa superioridade e segurança, é preciso equipamentos modernos, que medem com precisão a diferença entre um item regular e um de alto desempenho. 

 

Leia também:

Entenda a diferença entre Acreditação e Certificação

O que é manutenção preditiva e como deve ser realizada?

 

5 – Maior adequação ao mercado

Os equipamentos de ensaio avaliam os produtos por meio de testes que os submetem ao funcionamento em condições normais e extremas. Esse é um contexto que exige soluções eficientes, principalmente com o mercado cada vez mais exigente. 

Em um mercado cada vez mais moderno, é importante contar com soluções de ponta, capazes de atender as mais variadas demandas e seguir as tendências. Ferramentas modernas, pautadas nas especificidades do mercado, conseguem traduzir melhor as características dos produtos, tornando-os mais confiáveis. 

6 – Evita retrabalhos

Já imaginou ter que refazer todos os testes de um produto porque os equipamentos de ensaios estão desatualizados? É uma situação que exige mais mobilização de pessoal, recursos e tempo. 

Garantir a precisão das informações coletadas nos ensaios permite comprovar que os resultados apontados representam a realidade. Além de atestar a qualidade dos produtos, a segurança de sua usabilidade, também evita retrabalhos, reclamações futuras, novos pedidos de certificações ou ainda processos legais por parte dos consumidores. 

7 – Favorece o uso inteligente de recursos

Manter os equipamentos atualizados permite o uso inteligente de recursos (incluindo o tempo). Isso porque é possível reduzir o número de tentativas e de erros, o que reduz desperdícios com materiais e tempo de execução dos ensaios. O ganho é ainda maior, quando se padroniza as etapas que compõem os ensaios. 

8 – Agrega valor ao produto

A atualização dos equipamentos de ensaios permite que os produtos atinjam o alto padrão de qualidade. É possível desenvolver produtos mais seguros, mais resistentes, que se adéquam às normas regulamentadoras, entre outras vantagens. 

Além disso, é possível explorar melhor as qualidades dos produtos, de modo a desenvolver soluções inovadoras, de alto valor agregado e capazes de corresponder às demandas mais exigentes do mercado. 

Mais do que um custo, essa atualização deve ser considerada como um investimento, que vai evitar perdas desnecessárias, economizar tempo e acima de tudo, permitir entregas de alto padrão. 

Gostou do que leu? Ficou alguma dúvida? Acesse o site e conheça as máquinas para ensaio de produtos da Someh.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima
Open chat
1
Fale conosco!
Solicite mais informações pelo WhatsApp. Estamos à disposição!