Vidro blindado: quais são os testes para certificação?

Vidro blindado: quais são os testes para certificação?

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Vidro blindado: quais são os testes para certificação?

Segundo a Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem), no Brasil já existem mais de 264 mil carros blindados e a tendência é que esse número cresça mais, visto que anualmente quase 17 mil novos carros recebem a proteção extra. O vidro blindado possui uma estrutura semelhante ao vidro comum, no entanto recebe mais camadas para aumentar sua resistência. 

Mas como ele consegue tamanha resistência? Primeiro, a estrutura, que passou por grandes modificações ao longo do tempo para aumentar a proteção nos veículos e reduzir o peso em suas estruturas. Segundo, os testes para a certificação, cada vez mais assertivos. Continue lendo o post, entenda quais são esses testes. 

Constituição do vidro blindado

O vidro blindado é produzido de forma muito semelhante ao vidro laminado. Basicamente ele é constituído de várias camadas de lâminas de vidro e outras películas que proporcionam a resistência esperada, como resinas específicas e o PVB (Polivinil Butiral) em um processo chamado de multi laminação. 

Após as camadas serem dispostas, o vidro passa para o autoclave, uma espécie de tanque que aquece o vidro. Lá, permanece por até 7 horas em uma combinação de alta temperatura e pressão para a peça se tornar uniforme. Por fim, o vidro recebe uma moldura de aço balístico nas bordas, a fim de aumentar sua eficiência e proporcionar um bom acabamento. 

As camadas extras de resina e PVB é que tornam o vidro tão resistente, principalmente aos impactos balísticos. A primeira folha tem o objetivo de amortecer o primeiro impacto do projétil, reduzindo sua velocidade. As demais camadas servem para evitar o estilhaçamento, enquanto a última reduz a força causada pelos impactos.

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Testes para certificação 

No Brasil, a ABNT desenvolveu uma norma única para todos os tipos de vidros blindados. A NBR 15000 determina as características para as blindagens destinadas a impactos balísticos. 

Os testes para certificação são realizados pelo Exército Brasileiro. São eles:

Teste de balística (avaliação de impacto)

Basicamente a empresa envia um vidro de um determinado lote para o Exército e esse faz vários testes. O mais conhecido é atirar no vidro para avaliar o dano. O teste de balística tem o objetivo de avaliar como o vidro se comporta no impacto com os principais calibres, bem como o dano causado em um determinado ponto da amostra. 

O teste de balística avalia:

  • ameaças para esféricas;
  • velocidade e fragmentação;
  • ameaças de pequeno e médio calibre (até 30mm);
  • ameaças de armas pontiagudas;
  • ameaças não letais.

Teste de posicionamento

Os disparos são feitos em posições e em diferentes sequências, além de faces de ataque. 

Resistência ao risco

Esse teste visa avaliar o ponto em que o vidro trincou, levando em consideração a velocidade e intensidade da possível trinca. Ao contrário do teste balístico, não são usados projéteis, mas sim outros materiais como pedras. 

Testes de envelhecimento acelerado

O teste de envelhecimento acelerado utiliza ferramentas e máquinas para entender como o vidro se comporta quando envelhecido, bem como a exposição a agentes como calor e chuva. Outro fator analisado é como o padrão de envelhecimento pode ser capaz de afetar a vida útil do carro que recebe a blindagem.

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Teste de umidade

Visa entender se há umidade entre as placas que compõem o vidro e se esta umidade está em níveis aceitáveis. 

Há outros testes importantes, são eles:

  • Testes mecânicos e físico-químicos;
  • Testes e análise óptica de qualidade.
  • Testes de durabilidade;
  • Testes VSO (limite balístico do material);
  • Testes exaustivos (multihit). 

São muitos testes, mas são extremamente necessários. Tudo para que o produto seja adequado às necessidades dos consumidores e oferecer a proteção indicada conforme seu nível balístico. 

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