Você já parou para pensar na importância da certificação de cadeiras plásticas? Talvez, não! Porém, certamente, alguma vez você já teve dúvida quanto à capacidade de peso e a resistência desse móvel.
Afinal, quem nunca sentiu receio de sentar ou ver alguém se sentando em uma cadeira, aparentemente, frágil, não é mesmo?
Mas fique calmo, porque o mercado brasileiro, desde 2008, exige que as cadeiras feitas de plástico estejam em conformidade com as normas do Inmetro.
Em outras palavras, os móveis devem ser submetidos a testes, a fim de comprovar — ou certificar — a qualidade que possuem.
Achou interessante? Quer saber como fabricar e comercializar produtos que realmente atendem à necessidade do público de forma segura?
Então continue a leitura deste post, pois vamos mostrar como funciona o processo de certificação das cadeiras plásticas.
O que diz a Legislação quanto aos testes para Cadeiras?
De acordo com a Portaria nº 213/2007 — complementar à Norma ABNT 14.776 —, todas as cadeiras plásticas fabricadas no Brasil devem se adequar ao padrão mínimo de qualidade estabelecido pelo documento.
Os móveis que atendem tais exigências são considerados certificados e contam com um selo de identificação, o qual comprova que ele está em conformidade com a norma.
Além disso, na parte inferior (ou no fundo) da cadeira, devem estar gravadas informações técnicas, como os dados do fabricante, mês e ano de fabricação (lote) e o peso máximo suportado por ela.
Como as Cadeiras Plásticas são analisadas?
Para obter a certificação de cadeiras plásticas, a Portaria nº 341/2014 do Inmetro define os seguintes critérios as serem verificados:
- Altura do assento;
- Largura do assento de uma cadeira com braço;
- Largura do assento de uma cadeira sem braço;
- Distância entre pernas;
- Resistência a impacto;
- Capacidade de carga.
Em adição, as cadeiras não podem apresentar corpos estranhos como:
- Bolhas;
- Trincas;
- Falhas;
- Fraturas;
- Rachaduras;
- Evidências de degradações;
- Qualquer outro dano estrutural.
Quais são os principais tipos de ensaios realizados?
Tendo como objetivo obter as informações citadas acima, alguns dos principais testes realizados para analisar a qualidade das cadeiras plásticas são:
Teste Estático
Neste primeiro tipo de ensaio, estando a cadeira em sua posição normal de uso, é colocado um peso superior a 100 kg sobre seu assento.
A partir daí, para que o teste seja ainda mais efetivo, a cadeira fica em cima de uma superfície de vidro, devendo suportar o peso por pelo menos 30 minutos.
Teste de Impacto
O segundo tipo de teste também acontece sobre uma superfície de vidro, onde a cadeira é submetida a impactos para testar sua resistência.
No total, são 10 impactos de 68 kg cada, com altura que pode variar de 15 a 20 centímetros.
Teste de Resistência
No terceiro tipo de teste mais comum, o intuito principal é analisar as pernas da cadeira de plástico.
Por isso, 2 pernas ficam apoiadas na superfície de vidro e as outras 2 se apoiam em um pedaço de madeira. Na sequência, um peso superior a 100 kg é depositado sobre a cadeira, identificando, assim, a resistência das pernas.
Por que a Certificação de Cadeiras Plásticas é importante?
A certificação de cadeiras plásticas é fundamental à credibilidade do móvel. Isso porque, é através desse processo que a qualidade dos produtos podem ser atestadas.
De tal modo, é a maneira mais adequada de garantir a segurança do usuário, que não correrá o risco, por exemplo, de cair e se machucar no caso da cadeira quebrar ou não suportar o peso ao qual foi sujeita.
Através dos ensaios realizados, o produto pode ser testado em diferentes cenários, mostrando como se comporta e quais são suas condições de uso.
Além disso, é preciso destacar que a falta de certificação pode gerar a apreensão das cadeiras, sendo todas as unidades recolhidas do estabelecimento onde estão sendo comercializadas.
Leia também:
Entenda a diferença entre Acreditação e Certificação
O que diz o novo modelo regulatório do Inmetro, o que muda?
Conheça os equipamentos usados nos testes
Agora que você sabe a importância da certificação de cadeiras plásticas e conhece alguns dos testes realizados para obtê-la, é hora de descobrir quais são os equipamentos utilizados nos ensaios.
Confira:
Superfície de Trabalho
O equipamento é usado a fim de verificar as dimensões da mesa de apoio de carteiras escolares.
Gabaritos Tipo 3 para Móveis Escolares
Os gabaritos tipo 3 são adotados quando se pretende verificar a existência de espaço livre entre a parte superior do assento da cadeira e a parte inferior da superfície de trabalho para a movimentação das coxas do usuário.
Gabaritos Tipo 2 para Móveis Escolares
Enquanto isso, os gabaritos tipo 2 são utilizados para verificar o espaço mínimo para movimentação do abdômen do usuário.
Gabaritos Tipo 1 para Móveis Escolares
O gabarito tipo 1, por sua vez, é aplicado para verificar o espaço mínimo para movimentação posterior das pernas do usuário.
Superfície de Carregamento Local para Móveis Escolares
Neste caso, o equipamento entra em ação no ensaio de desequilíbrio para os lados na superfície de trabalho.
Ensaio de Resistência ao Impacto em Cadeiras Plásticas
Aqui, o instrumento visa testar a resistência ao impacto em cadeiras, utilizado para determinar a resistência de cadeiras plásticas ao impacto.
Ensaio de Carregamento Estático em Cadeiras Plásticas
Este dispositivo é desenvolvido para testar a resistência a carga de cadeiras plásticas ou componentes que necessitem passar por este tipo de teste.
Base de Vidro para Ensaio
Por fim, a base de vidro, já citada quando falamos sobre os ensaios, é usada nos ensaios de impacto e carregamento estático, para apoiar a cadeira.
Para terminar, se você é um fabricante de cadeiras plásticas, já deve estar claro que a certificação é mais do que necessária às marcas que desejam ter credibilidade no mercado, certo?
Assim sendo, evite prejuízos e transtornos ainda maiores garantindo e atestando a qualidade dos seus produtos.
Portanto, conte com as melhores máquinas e dispositivos para realização de testes em Cadeiras Plásticas, conheça a Someh Projetos, Produtos e Serviços!