A resistência à abrasão é, basicamente, a resistência ao desgaste de um determinado material. Para ter conhecimento da resistência à abrasão, esse material é colocado em atrito com outro elemento, momento que se analisa sua variação de aspecto ou dimensão da sua superfície, durante o período em atrito.
Quanto mais tempo o produto resiste ao desgaste por abrasão, sem alterar seus aspectos iniciais, melhor é sua resistência.
Para que uma empresa possua o conhecimento da resistência dos seus produtos, é necessário submetê-los ao ensaio de abrasão, realizado pelo abrasímetro.
Qual a importância de realizar o ensaio de abrasão?
Ao escolher um material para aplicações específicas, é de extrema importância que o fabricante tenha conhecimento da resistência ao desgaste que aquele material possui, por dois principais motivos: obter a certificação do Inmetro e proporcionar segurança ao consumidor final.
Por isso que, pisos e cerâmicas que estarão sujeitos à condições de alto tráfego de pessoas, pneus de veículos, tecidos utilizados na fabricação de diversos produtos, são exemplos de itens que necessitam do ensaio de abrasão.
Após realizado o ensaio à abrasão, o fabricante pode escolher o material mais adequado para a aplicação que necessita, levando em consideração a resistência à abrasão, o que garante maior vida útil ao produto.
Além disso, vários produtos necessitam da resistência à abrasão para serem comercializados, pois devem apresentar níveis de segurança que serão analisados pelo Inmetro – ou outro certificado – tais como: porcelanato, placas de cerâmica para revestimento, vidro de segurança automotivo, tintas de construção civil, mangueiras de incêndio, entre outros.
Como é feito o ensaio de abrasão?
É essencial que as fábricas realizem o ensaio de abrasão nos seus produtos. Ele é feito com o uso de um equipamento chamado Abrasímetro.
O abrasímetro utiliza amostras do material a ser testado, e coloca-as contra uma peça abrasiva (capaz de desgastar a superfície). A máquina realiza movimentos contra a amostra para simular o uso constante do produto.
Este teste, que pode ser realizado com amostras secas ou úmidas, garante a segurança do produto que será vendido no mercado, trazendo maior confiabilidade à marca e satisfação dos clientes.
Além disso, submeter o produto ao ensaio antes de enviá-lo para o laboratório responsável pela certificação, traz maior garantia de aprovação, de modo que poupa tempo, recursos e custos no processo até a comercialização.
Deste modo, é de máxima importância que as fabricantes possuam sua própria forma de realizar os testes que possibilitam a certificação dos produtos, para não depender somente do laboratório responsável.
A Someh possui as mais diversas máquinas para testes em produtos, inclusive o Abrasímetro Crockmeter – NBR ISO 105X15, que é utilizado para realizar o ensaio de abrasão em produtos têxteis, couros ou laminados sintéticos, em amostras secas ou úmidas.
Entre em contato e solicite um orçamento para garantir a melhor experiência na comercialização dos seus produtos!