Auditorias internas na certificação: garantindo a conformidade de normas

Auditorias internas na certificação: garantindo a conformidade de normas

Mulher de origem asiática, sentada em seu escritório, enquanto analisa cuidadosamente diferentes papéis, com informações estatísticas sobre os produtos e serviços da empresa em que atua

Auditorias internas na certificação: garantindo a conformidade de normas

As auditorias internas são essenciais para garantir a conformidade na certificação, afinal, são elas que possibilitam a identificação de pontos de melhoria e asseguram que um produto, serviço ou processo seja distribuído ao público apenas se for realmente qualificado.

Sabendo disso, o presente artigo tem o objetivo de apresentar o conceito por trás da auditoria interna e demonstrar as nuances envolvidas em sua realização para OCPs (Organismos de Certificação de Produtos). Não deixe de conferir!

O que são auditorias internas?

A auditoria interna é basicamente uma inspeção minuciosa, que visa garantir que os processos de uma empresa funcionem da forma mais eficaz possível. 

Tudo o que envolve a gestão de diferentes áreas é devidamente rastreado, sendo viável identificar a raiz de determinados problemas, o que aumenta o padrão de qualidade dos produtos ou serviços e proporciona a melhoria contínua dos procedimentos. 

Esse processo é crucial, uma vez que mesmo os gestores mais habilidosos podem acabar deixando passar gargalos que estão fora de seu controle. 

Objetivos

Antes de demonstrarmos os objetivos, é preciso evidenciar a importância da ISO (International Organization for Standardization) 19011, uma referência normativa que serve como guia para a realização do processo de auditoria interna.

Sendo assim, procure conhecer esse documento, que irá auxiliar na determinação da natureza do procedimento, assim como, dos locais exatos onde serão executados os planos de ação e intervenções. 

A ISO 19011 também te auxilia a saber mais sobre os princípios, planejamentos, responsabilidades e finalidades da auditoria.

Portanto, a partir da compreensão da norma, os objetivos relacionados ao alcance de metas também são entendidos com mais facilidade. 

Afinal, através da identificação de falhas e oportunidades de melhoria, a auditoria abre caminho para uma autoanálise devidamente complexa, assegurando dos testes certificadores, e atestando que os controles internos de erros estão em pleno funcionamento. 

Responsáveis 

Os auditores são os responsáveis por realizar a “varredura” dos setores, sendo indicado que se tenha um time específico para essa finalidade, com sistema de gestão e departamento próprios. 

Tudo isso, possibilita a execução de um trabalho mais qualificado e independente, capaz de inspecionar áreas distintas de sua empresa de maneira detalhada e minuciosa. 

Atividades

As principais atividades relacionadas aos processos operacionais da auditoria, são: 

  • Verificação da qualidade de execução dos serviços nos diferentes setores;
  • Avaliação dos riscos de cada área;
  • Verificação do cumprimento das normas (se está tudo certo, se há pontos de reajuste ou se está completamente fora dos padrões regulamentadores);
  • Identificação do nível de credibilidade dos relatórios financeiros, fiscais e semelhantes;
  • Proteção das finanças da empresa, através da determinação de modelos efetivos para o controle dos ativos;
  • Levantamento dos processos realizados, problemas identificados, planos de ação e investimentos, a fim de elaborar o relatório responsável por oficializar o procedimento.

Importância

Os procedimentos minuciosos da avaliação interna nas organizações, fazem parte de uma estratégia de aperfeiçoamento, responsável por evitar ocorrências relacionadas a omissão e obtenção de certificações ou mesmo a decretação de falência.

Cada etapa que é realizada promove crescimento para empresa, uma vez que a análise aprofundada do funcionamento dos diferentes setores auxilia na identificação eficaz de gargalos, que podem passar despercebidos.

Deste modo, se viabiliza a localização de problemas mais rapidamente, a definição e regularização de processos internos, além de assegurar transparência tanto aos colaboradores, quanto aos consumidores.

O que é auditoria de certificação?

A auditoria de certificação parte do mesmo princípio da interna, sendo, no entanto, voltada para a avaliação de um produto ou serviço, que deve atender a normas regulamentadoras específicas, a depender de seu campo de atuação. 

Nesse sentido, é possível compreender a relação entre o processo investigativo nos setores e a garantia não só da conformidade, mas também da qualidade dos testes fornecidos para as empresas. 

Objetivos

O objetivo da auditoria de certificação é justamente garantir que um produto, processo ou serviço esteja dentro das normas estabelecidas na legislação. 

Por exemplo, produtos automotivos devem ter certificações para assegurar sua eficácia, ausência de riscos ou acidentes aos consumidores.

Responsáveis 

O processo oficial das auditorias de certificação, para produtos principalmente, é realizado por empresas especializadas e reconhecidas pelo INMETRO. 

Tais organizações são conhecidas como OCP e realizam testes de conformidade, que devem ser feitos em máquinas que possuem procedência técnica. 

Máquinas de teste qualificadas são capazes de determinar com excelência a extensão do cumprimento das normas em um produto, assim como, de melhorar o processo de certificação.

Vale salientar que as empresas podem e devem executar auditorias internas ou externas (como em consultorias), para encontrar gargalos, se preparar e realizar melhorias antes mesmo do OCP responsável entrar em ação.

Certificações

Algumas das principais certificações existentes, são:

  • ISO 9001: Gestão de qualidade estratégica para a entrega de produtos e/ou serviços;
  • ISO 14001: Aspectos e impactos ambientais relacionados as atividades de uma empresa;
  • ISO 45001: Segurança do trabalho garantida aos colaboradores;

Nesse sentido, se você deseja garantir a conformidade com as normas, realize auditorias internas e torne o processo de certificação mais certeiro para os seus clientes.

Se você faz parte de uma OCP ou deseja verificar a procedência técnica das máquinas do organismo certificador, não perca a chance de conhecer os equipamentos de testes da Someh, a fim de garantir a utilização de ferramentas altamente qualificadas para testar os mais diversos produtos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima
Open chat
1
Fale conosco!
Solicite mais informações pelo WhatsApp. Estamos à disposição!