A certificação de produtos é um procedimento da ABNT que visa a garantia de que determinado produto cumpre com as normas técnicas que lhe dizem respeito, mas também que o produto possui qualidade superior.
Essa certificação é importantíssima, pois diz ao consumidor final que ele pode confiar em seu produto. Para obter a certificação, é necessário que o produto passe por testes de qualidade que vão apontar se ele realmente pode levar os selos de certificação.
A seguir, você verá uma explicação mais aprofundada sobre a importância dos testes para ter a certificação de produtos.
O que é e como funciona a certificação de produtos?
Segundo o próprio site da ABNT, a certificação é um procedimento através do qual uma entidade independente verifica se determinado produto atende às normas técnicas. Essa certificação é obtida através de auditorias no processo produtivo, bem como na coleta e ensaios de amostras (testes).
É o resultado satisfatório a partir desses testes que leva à concessão da certificação e ao direito de uso da Marca de Conformidade ABNT. Essa certificação serve para garantir que a produção é controlada, e que todos os produtos fabricados atenderão à norma técnica vigente. Tal certificação não é possível através de laudos e relatórios.
Entre bons motivos para obter a certificação de produtos, podemos destacar:
- Comprovação de qualidade do produto oferecido ao cliente, cuja demanda é cada vez mais exigente;
- Conformidade com as normas técnicas de cada produto;
- Diferencial de qualidade em relação aos concorrentes que não possuem a certificação.
Possuir produtos certificados garante muito mais confiabilidade, colocando seu produto num patamar mais elevado em relação aos concorrentes que não possuem a mesma certificação. Por isso, vale muito a pena investir na certificação, estar em conformidade e se destacar em um mercado cada dia mais exigente.
Qual a importância dos testes para a certificação de produtos?
Os testes para a certificação dos produtos são a forma que as entidades independentes dispõem para colocar o produto à prova. Através destes testes, a certificação se torna garantida. Quando o produto segue para o laboratório, a certificação acontece em menor tempo e com mais facilidade.
Os testes visam verificar se as etapas de fabricação seguiram os requisitos mínimos para obtenção de um produto de qualidade superior, além de se enquadrar nos padrões mínimos de qualidade segundo as normas técnicas.
Uma vez que é realizado o teste, os produtos já vão para o laboratório com garantia de aprovação. Isso poupa tempo, recursos e custos. Somente os testes para certificação de produtos podem garantir a tranquilidade da marca diante das entidades como ABNT e INMETRO.
Entre as vantagens de realizar os testes para certificação de produtos, podemos citar:
- A certeza de fabricar e vender um produto de qualidade superior, competitivo e pronto para o mercado exigente ao qual está destinado;
- A certificação se torna possível e é conseguida mais rápida e facilmente;
- Os produtos testados já vão para laboratório com garantia de aprovação;
- Com os testes, a empresa reduz os custos de fabricação, bem como otimiza processos;
- O produto testado ainda poderá ser vendido.
Assim, fica clara a importância dos testes para certificação de produtos. Certifique-se de fazer os testes e ofereça ao seu cliente qualidade superior, adequação às normas técnicas, segurança e um diferencial que te coloca à frente dos concorrentes.