Inmetro divulga novo modelo regulatório para selos de certificação

Inmetro divulga novo modelo regulatório para selos de certificação

Inmetro divulga novo modelo regulatório para selos de certificação

O Inmetro divulgou em Julho de 2019 o novo modelo regulatório para selos de certificação no Brasil. Este novo modelo, segundo o próprio Inmetro, será concluído até Dezembro de 2021.

O objetivo é melhorar e ampliar a certificação de produtos comercializados no Brasil, tanto fabricados aqui quanto os importados. Para este novo modelo, foram observadas conformidades com as melhores práticas globais de regulação e fiscalização.

 

O que é o selo do Inmetro e qual sua importância?

O selo do Inmetro é uma indicação colocada na embalagem de produtos comercializados no Brasil. Esse selo indica que o produto em questão passou por testes laboratoriais para atestar sua qualidade e segurança, garantindo que o produto pode ser consumido sem maiores problemas.

O selo do Inmetro é importante para destacar a confiança que o consumidor deposita em determinado produto. Itens que não possuem este selo são considerados de origem duvidosa, mesmo estando disponíveis amplamente no mercado.

O selo do Inmetro é o que atesta, certificadamente, que o produto comercializado apresenta o nível mínimo de segurança e qualidade exigido pelo instituto para que carregue seu nome e identificação.

Dessa forma, os produtos certificados pelo selo do Inmetro se tornam altamente confiáveis, trazendo segurança ao consumidor e permitindo a comercialização legal, regulamentada e respaldada do produto.

 

O que acontece com a mudança do novo selo do Inmetro?

O novo selo do Inmetro para certificação de produtos será levado a uma gama maior de itens, compreendendo um aumento de 60% na abrangência.

Existem atualmente cerca de 2700 laboratórios e entidades capazes de certificar produtos pelo Inmetro, todos com sua competência reconhecida pelo instituto. O selo do Inmetro é a prova de que o produto passou pela certificação em um desses laboratórios, tendo sua aprovação após testes especificamente desenvolvidos para ele.

Com o novo modelo regulatório para selos do Inmetro, este será cada vez mais reconhecido como símbolo de segurança, tanto no mercado nacional quanto no internacional, onde houver produtos brasileiros sendo vendidos.

O intuito do Inmetro ao instaurar um novo modelo regulatório para selos de certificação é garantir maior conformidade, segurança e uma certificação mais abrangente. Até então, somente 10% dos produtos recebiam a certificação com o selo do Inmetro. Após a mudança, são esperados, no mínimo, 70% dos produtos certificados.

 

A fiscalização será ainda mais severa

O Inmetro divulgou também que a fiscalização passará a não compactuar com infratores no que diz respeito à certificação. Ou seja, qualquer empresa ou marca que faça uso ou comercialize produtos que tiveram sua certificação rejeitada, sofrerão severas punições.

Para isso, o instituto continuará atuando de forma ainda mais regrada na fiscalização e vigilância de todo o mercado, realizada por equipe própria e também pela Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I).

É esperado, portanto, que cada vez mais as empresas deixem de comercializar produtos não oficiais, falsificados e com certificação rejeitada. Isso se traduz em maior segurança para o consumidor, melhores oportunidades para os fornecedores e confiança agregada aos comerciantes.

 

Por que a certificação é tão importante?

O novo modelo regulatório para selos do Inmetro se mostra altamente eficiente, mas esta certificação sempre teve impreterível importância. Somente a certificação de produtos pode garantir a segurança e a qualidade pela qual o consumidor está pagando no momento da aquisição de um produto.

Essa certificação é feita por meio de inúmeros testes realizados com amostras dos produtos. Cada teste é especificamente desenvolvido para ensaiar um fator isolado do produto em questão.

Dessa forma, com a realização de um conjunto de testes, são aprovados ou reprovados os resultados dos mesmos. Após uma intensa bateria de ensaios, o produto é então classificado como aprovado ou reprovado.

Todos os produtos aprovados são os que tiveram sua qualidade e segurança atestadas, de acordo com indicadores mínimos estabelecidos pelo próprio Inmetro.

Portanto, o novo modelo regulatório para selos do Inmetro vai além, levando a certificação mais longe, fazendo-a ser mais reconhecida e proporcionando ainda mais segurança, qualidade e confiabilidade a todo o comércio brasileiro de produtos nacionais e importados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima
Open chat
1
Fale conosco!
Solicite mais informações pelo WhatsApp. Estamos à disposição!