A certificação de pneus novos é obrigatória no Brasil. Saiba como é feita e fique por dentro do assunto.
A certificação de pneus novos é obrigatória no Brasil desde 2016, através da Portaria 544/2015 do Inmetro.
Esta Portaria trata-se de uma norma técnica que estabelece todos os parâmetros técnicos e regras da avaliação de pneus novos, para que esses produtos possam ser comercializados no país.
Sendo assim, os pneus novos vendidos no Brasil precisam atender a uma série de requisitos como resistência ao rolamento, índice de carga e velocidade, resistência e aderência em pista molhada, medidas dimensionais entre vários outros.
No entanto, o fabricante precisa comprovar essas informações submetendo os produtos a avaliação, que é realizada por um laboratório acreditado pela CGCRE Inmetro.
Todavia, a certificação de pneus novos garante a segurança dos motoristas e passageiros, contribui para a preservação do meio ambiente e ainda influencia na economia de combustível.
Processo de Avaliação de Pneus
A avaliação de pneus novos é um processo rigoroso e leva em consideração as regras do Inmetro para certificação de produtos dispostos no Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade.
Por sua vez, as instituições responsáveis são todas acreditadas pela CGCRE Inmetro. Dessa forma, essas organizações precisam atender diversos requisitos como:
- Ter uma equipe qualificada;
- Comprovar a eficácia dos métodos de ensaio acreditados;
- Possuir um sistema de gestão de qualidade das avaliações.
O que fazer para obter a certificação de pneus?
Para obter a certificação de pneus, o fabricante do produto precisa contratar um OCP acreditado ao Inmetro para que a avaliação possa ser executada.
É importante saber que a certificação compulsória está prevista na Portaria 379/2021, que é válida tanto para pneus novos quanto para os pneus recauchutados.
Etapas da Certificação de Pneus Novos
Testes
Primeiro são realizados testes para verificar se os pneus atendem aos requisitos obrigatórios e possuem os níveis de segurança exigidos em conformidade com o Sbac (Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade).
Teste de desgaste
O teste de desgaste avalia a resistência do pneu em situações de desgaste, simulando condições de uso.
Teste de aderência em pista molhada
Consegue avaliar a capacidade do pneu de aderir ao solo em condições difíceis, como na pista molhada, por meio da simulação de uma frenagem de emergência.
Teste de resistência estrutural
Este teste avalia a resistência do pneu a impactos e cortes, em condições de uso extremas.
Teste de resistência ao rolamento
Responsável por avaliar o consumo de combustível do veículo com o pneu em uso.
Teste de durabilidade
O teste de durabilidade avalia a resistência do pneu a múltiplos ciclos de uso, estabelecendo qual é a vida útil do produto.
Ensaios
Em seguida, ensaios são feitos nos produtos, onde é verificada diversos aspectos como desempenho em pista molhada, aderência nas curvas, resistência à aquaplanagem e etc…
Emissão da Certificação
Caso o produto atenda todos os requisitos exigidos pelas normas reguladoras do Inmetro, o OCP (Organismo de Certificação de Produto) emite a certificação de conformidade Sbac.
A partir daí, os pneus estão em conformidade com as normas e regulamentos vigentes, onde recebe o selo Inmetro.
Nesse sentido, o selo Inmetro é uma garantia para o consumidor de que o produto é seguro e passou por uma avaliação criteriosa e especializada, tornando-se seguro para uso.
O que acontece se um pneu for comercializado sem a certificação?
O Inmetro não é responsável apenas pela certificação compulsória de pneus novos, ele também fiscaliza o mercado.
Dessa forma, consegue verificar se todas as marcas comercializadas estão em conformidade com as normas técnicas e regulamentos.
Logo, caso sejam identificadas irregularidades nos produtos, as empresas fabricantes são penalizadas e os produtos retirados do mercado imediatamente.
Nesse sentido, é importante que os consumidores fiquem atentos(a) na hora de comprar um pneu novo.
É necessário verificar se o produto possui o selo Inmetro e não apresenta características duvidosas.
Pneus que não possuem a certificação apresentam problemas no desempenho e são menos duráveis.Além disso, aumentam o risco de acidentes e podem gerar danos aos veículos.
Portanto, a certificação de pneus novos é a garantia de que o produto está pronto para uso e permite que os consumidores possam dirigir com mais segurança.
Conheça as máquinas para testes do setor automotivo da Someh