projeto de automação industrial

Como fazer um projeto de automação industrial

Hoje nós vamos contar para você como fazer um projeto de automação industrial. A tecnologia está em constante evolução, e nas indústrias não é diferente.

A cada dia, surge uma maneira nova e melhor de fazer o trabalho, com a utilização de maquinários que facilitam o desempenho dos trabalhadores, fazendo com que o serviço seja feito muito mais rápido.

Pensando nisso, viemos ensinar para você o passo a passo para fazer um projeto de automação industrial, para que você possa implementar essa tecnologia em sua empresa e obter muito mais lucro e sucesso.

Se você ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto, então não deixe de ler até o final!

O que é automação industrial?

A automação industrial é uma maneira de implementar a tecnologia para que processos industriais atuem de forma automatizada.

Isto é, o trabalho das indústrias, que antes era feito de forma manual pelos trabalhadores, passa a ser feito automaticamente através de máquinas, softwares ou de algum outro tipo de equipamento.

Existem automações industriais que substituem totalmente o trabalho manual e alguns que são implementados somente com o objetivo de facilitar e agilizar o processo do trabalho nas indústrias.

Como e quando a automação industrial surgiu?

Não existe uma data exata para o surgimento da automação industrial, mas, como todos sabem, a tecnologia não para de evoluir desde que o mundo é mundo.

No entanto, alguns especialistas acreditam que, segundo os primeiros registros de trabalhos industrializados, ela tenha surgido na Inglaterra, em meados do século XVIII. Isso ocorreu quando alguns sistemas agrários e de produção tornaram-se industriais.

Porém, as máquinas tornaram-se automáticas, ou seja, capazes de operarem sozinhas e sem nenhuma intervenção do ser humano, apenas no século XX.

Depois da segunda guerra mundial, a automação industrial ganhou ainda mais força, uma vez que foram criadas máquinas com comando numéricos e, posteriormente, computadores que funcionavam como um controle remoto dessas máquinas.

Hoje em dia, com as tecnologias de inteligência artificial e os sistemas de nuvem, esse processo de automação está muito avançado. Já existem indústrias que funcionam sem nenhuma intervenção de seres humanos, somente utilizando a tecnologia e as máquinas.

Quais as vantagens de fazer a automação industrial na empresa?

Fazer uma automação industrial na sua empresa é a mesma coisa que colocar a tecnologia para trabalhar para você.

Por isso, esse processo pode trazer muitas vantagens para quem opta por fazê-lo. Tais como:

  • Diminuição dos custos operacionais;
  • Aumento da produtividade;
  • Facilita a operação realizada pelos empregados;
  • Mais segurança ao realizar os trabalhos;
  • Melhor aproveitamento dos recursos utilizados na produção, ou seja, menos desperdícios de materiais;
  • Diminuição da possibilidade de erros;
  • Maior controle da produção;
  • Otimização do tempo de trabalho;
  • Maior garantia de qualidade.

Em suma, a principal vantagem de fazer o processo de automação industrial na sua empresa, é o aumento da produção com um custo operacional bem mais baixo.

Como fazer um projeto de automação industrial?

Agora que você já sabe o que é automação e como ela funciona, é hora de aprender como fazer um projeto para colocar em prática no dia a dia da sua indústria.

Primeiramente, você precisará contratar uma empresa especializada em automação industrial para identificar quais são os pontos a serem automatizados na sua companhia industrial.

Hoje em dia, existem muitas empresas que oferecem esse tipo de serviço, além disso, algumas delas também oferecem maquinários que realizam testes que certificam a qualidade dos produtos que se confeccionam na sua indústria.

Depois que você decidir com qual empresa irá fechar o contrato, o seu projeto de automação industrial será feito em 5 etapas:

Etapa 1: Definição do escopo

Nesta etapa, os integrantes da empresa que você definir, irão se reunir com você para entender quais são as necessidades da sua indústria e quais são as possíveis soluções.

Etapa 2: Revisão dos custos e do retorno do investimento

A segunda etapa do processo de automação industrial é a revisão dos custos e das expectativas de retorno do investimento.

Então, a empresa fará uma planilha com os números para apresentar para você, para que possa analisar.

Etapa 3: Execução do projeto

Depois de você analisar a proposta oferecida pela empresa e aceitá-la, então é hora de colocar o projeto em prática.

Etapa 4: Implementação das tecnologias

Esta etapa já é quase a finalização do projeto. É nessa fase que as tecnologias dos maquinários, que foram apresentadas no projeto inicial, são implementadas na sua indústria. Aqui, você já pode começar a ver as mudanças dentro da empresa.

Etapa 5: Integração

Nesta etapa, que é a última, acontece o treinamento dos usuários, para que eles conheçam o modo de funcionamento das novas tecnologias adicionadas na sua indústria.

Assim, a segurança tanto dos funcionários quanto das máquinas, e o bom funcionamento das modificações que foram feitas na sua empresa, ficam garantidos.

Agora que você já sabe como fazer um projeto de automação industrial, conheça as máquinas de automação industrial da Someh e sinta na prática como essas tecnologias podem ajudar a sua empresa a crescer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima
Open chat
1
Fale conosco!
Solicite mais informações pelo WhatsApp. Estamos à disposição!