Testes para certificação de preservativos de látex de borracha natural: saiba como funcionam

Testes para certificação de preservativos de látex de borracha natural: saiba como funcionam

Testes para certificação de preservativos de látex de borracha natural: saiba como funcionam

Os testes para certificação de preservativos de látex de borracha natural são um procedimento obrigatório, exigido por lei, para verificar a qualidade e a segurança dos produtos antes que sejam comercializados.

Estabelecidas pela RDC 62/2008 e pela Portaria 220/2006 do INMETRO, as normas preveem requisitos mínimos de qualidade para o preservativo masculino de látex de borracha natural.

Entre os ensaios realizados, estão a determinação do comprimento, a verificação de orifício e a determinação da capacidade volumétrica e pressão de estouro. Cada um dos testes tem a finalidade de ensaiar uma característica ou situação diferente, sendo indispensável para a certificação do preservativo com os selos de qualidade do INMETRO.

Abaixo, você confere mais detalhadamente no que consiste cada um dos testes para certificação de preservativos sintéticos.

 

Testes em preservativos sintéticos – quais são e como funcionam?

Determinação do comprimento

O teste de determinação do comprimento serve para verificar o comprimento mínimo do preservativo quando pendendo sobre seu próprio peso. O preservativo deve ser desenrolado sobre o mandril e deixado pender sobre seu próprio peso para verificar seu comprimento mínimo.

O comprimento máximo pode variar de acordo com o uso do preservativo, mas o comprimento mínimo deve ser conhecido. Este tipo de teste de certificação para preservativos masculinos sintéticos é somente um teste a nível de conhecimento e não tem como objetivo verificar qualquer problema ou erro de fabricação.

Salvo, se o comprimento mínimo entre um produto e outro do mesmo lote for diferente. Todos os preservativos testados que forem do mesmo tipo devem apresentar os mesmos resultados, ou resultados semelhantes em milímetros.

 

Verificação de orifício 

A verificação de orifício é um dos testes para certificação de preservativos mais importantes que existem, pois ele verifica se o preservativo realmente cumprirá com suas funções, ou se coloca em risco a utilização.

O teste de verificação de orifício consiste em um equipamento elétrico. O preservativo que contiver orifícios deixará que a corrente elétrica passe de um lado para o outro. Já o preservativo que não contiver nenhum orifício não permitirá a passagem de corrente elétrica.

O produto deve passar pelo teste de verificação de orifício com diferentes lotes. Cada lote pode ter vários preservativos ensaiados para garantir sua qualidade e segurança. O preservativo é testado para assegurar que a prevenção à concepção e/ou às doenças sexualmente transmissíveis seja eficaz.

Como este produto é fabricado especificamente com este fim, caso haja um orifício em sua estrutura, o seu uso estará comprometido. A pessoa que tiver relações sexuais com um preservativo que contenha qualquer orifício, por menor que seja, está desprotegida como se não estivesse utilizando qualquer preservativo.

Além de ser uma questão de saúde, trata-se também de uma questão social, já que a responsabilidade recai tanto sobre quem pratica o ato quanto sobre o fabricante do preservativo, caso este não seja certificado pelo INMETRO. Com a certificação, você está protegendo sua marca de quaisquer possíveis processos judiciais, indicando que, caso ocorra a concepção ou a transmissão de doenças, isso nada tem a ver com a qualidade do preservativo utilizado.

 

Determinação da capacidade volumétrica e pressão de estouro

A largura nominal do preservativo de látex de borracha natural depende do teste para determinação da capacidade volumétrica e pressão de estouro. Este teste tem como objetivo observar qual o volume máximo comportado pelo preservativo antes que ele se rompa.

Existem parâmetros específicos que servem de referência, estabelecidos pela RDC 62/2008. O teste consiste no preenchimento do preservativo com ar, pressionando-o à tensão máxima, até que se rompa. Se o rompimento ocorrer abaixo dos valores de referência de pressão, o preservativo está reprovado.

Com o teste de determinação da capacidade volumétrica, o fabricante pode determinar na embalagem a largura nominal do preservativo. O mesmo teste também verifica a pressão de estouro, garantindo que, durante o ato sexual, caso a pressão no preservativo aumente, isso não ocasione o seu rompimento.

Todos os preservativos testados devem estar dentro dos parâmetros estabelecidos pela norma. Se você ainda não possui os equipamentos de teste, adquira-os agora mesmo falando com a nossa equipe.

Não deixe para depois. Além de ser muito importante para a segurança e a saúde de seus clientes, os testes para certificação de preservativos sintéticos garantem que você estará atuando dentro da lei, evitando possíveis problemas com a fiscalização ou processos judiciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima
Open chat
1
Fale conosco!
Solicite mais informações pelo WhatsApp. Estamos à disposição!