Como saber se o meu Produto é seguro e precisa ter Certificado?

Como saber se o meu Produto é seguro e precisa ter Certificado?

Como saber se o meu Produto é seguro e precisa ter Certificado?

Existem algumas formas de saber se o seu produto é seguro para ser comercializado. Saiba quais são elas agora.

Todo produto precisa apresentar padrões de segurança, qualidade e eficiência para que seja comercializado com sucesso. Independentemente do tipo de produto, sempre existem parâmetros a serem atendidos.

No caso da segurança, esses parâmetros são ainda mais importantes, já que determinados produtos podem causar lesões ou até mesmo colocar a vida do consumidor em risco, caso não sejam seguros.

Veja, a seguir, como saber se o seu produto é seguro.

Formas de avaliar a segurança de um produto 

Testes para certificação 

A certificação de produtos é sempre o procedimento que atesta imediatamente que eles são seguros e eficientes. Essa certificação é emitida por órgãos acreditados pelo Inmetro para que possam julgar a segurança dos produtos.

Para obter essa certificação, são necessários testes realizados em laboratório, ou na própria linha de produção. Os testes verificam a segurança de todos os tipos de produtos, com amostras coletadas de lotes diferentes.

Assim, torna-se possível determinar se um produto é seguro ou não. Basta ter passado no teste para que este produto seja comercializado sem maiores problemas.

Testes internos 

Caso queira, o próprio fabricante pode testar seus produtos a fim de verificar sua segurança. Para isso, cada tipo de produto possui um tipo diferente de requisito, e os testes podem ser personalizados pela própria empresa.

Ao passo que estes testes internos não servem para fins de certificação, eles ainda são uma forma eficaz de saber se o seu produto é seguro ou não. A vantagem é o baixo custo e a praticidade.

Uma vez que o fabricante confie suficientemente no seu processo de qualidade, fica mais fácil conseguir a certificação com os testes oficiais.

Avaliação do distribuidor

O distribuidor que compra seus produtos para revender ao cliente final pode fazer sua própria avaliação. Nem todos vão transmitir o feedback a você, mas certamente todos irão experimentar o produto e tirar suas próprias conclusões.

Então, aproveite isso para perguntar ao distribuidor o que ele achou dos seus produtos. Peça para que ele responda a um questionário breve com pontos-chave sobre o item.

O olhar do distribuidor é mais técnico, o que pode te dar uma perspectiva diferente do que acontece em nosso próximo tópico.

Avaliação do consumidor

No final das contas, é a opinião do consumidor a que prevalece. A avaliação do consumidor é menos técnica, porém, mais prática. Se determinado produto não for seguro, ele vai informar a você caso seja perguntado.

Por isso, aproveite a opinião do consumidor para colher informações, mesmo depois que o produto estiver certificado. Às vezes, um padrão de segurança não é o suficiente para deixar o consumidor satisfeito.

O aperfeiçoamento constante é o que faz a diferença no histórico de relacionamento entre uma marca e seus clientes. Se você apresentar versões melhores periodicamente, a satisfação do cliente melhora, além de saber que seu produto definitivamente é seguro.

Qual a importância da certificação? 

A certificação de produtos tem vários benefícios e vantagens. Entre eles, a segurança é o principal. Afinal, nenhum fabricante quer que um de seus produtos seja associado a algum acidente, injúria ou lesão.

Além do fator segurança, a certificação também ajuda a determinar a qualidade do produto, uma vez que o testa de várias formas diferentes. Torna-se possível, então, avaliar o desempenho de determinado item em testes de exaustão.

Por exemplo, a qualidade de um pneu pode ter relação direta com a sua durabilidade. Essa durabilidade é verificada em testes de exaustão, onde o pneu é colocado sob alto estresse e atrito, até que apresente desgaste que o torne inutilizável.

Quanto mais tempo isso demorar para acontecer, melhor é a qualidade do pneu.

Há também o fator eficiência, que consiste em garantir que determinado item vai cumprir com seu objetivo. Uma máscara de mergulho, por exemplo, deve ser capaz de fornecer proteção sem que hajam frestas ou arestas que permitam a entrada de água.

Em outras palavras, além de saber se o seu produto é seguro, a certificação garante que ele cumpre com o prometido.

Conheça a Someh e certifique seus produtos para oferecer segurança, qualidade e eficiência aos seus clientes.

1 comentário em “Como saber se o meu Produto é seguro e precisa ter Certificado?”

  1. Pingback: Produtos para Salão de beleza Linha Profissional, Veja como comprar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima
Open chat
1
Fale conosco!
Solicite mais informações pelo WhatsApp. Estamos à disposição!