Eletrodomésticos de todos os tipos devem passar por uma certificação que garante sua qualidade, segurança e eficiência. Por determinação de normas regulamentadoras, todos os eletrodomésticos devem ser certificados antes que possam ser vendidos ao cliente final. Uma das melhores formas de garantir que a certificação será aprovada é realizando testes.
Esses testes devem ser precisos, confiáveis e completos. Realizar testes de maneira alternativa, sem procedimentos ou de forma manual é inviável, pois há muita variação nos resultados.
A seguir, você conhecerá a importância dos testes para certificação de eletrodomésticos, bem como os equipamentos utilizados para realizar esses testes e suas funções.
Os equipamentos para testes em eletrodomésticos
Conheça quais são os equipamentos utilizados para realizar testes em eletrodomésticos para fins de certificação.
Ensaio de fio incandescente
O ensaio de fio incandescente é um equipamento para testes em eletrodomésticos que simula a exaustão das resistências e outras fontes de calor nos produtos. Esse teste tem como objetivo avaliar o risco de incêndio nos eletrodomésticos, sendo altamente importante para fins de prevenção.
Ensaio de trilhamento
O ensaio de trilhamento é um equipamento para testes em eletrodomésticos que permite verificar o isolamento elétrico em materiais com este fim. Eletrodomésticos devem ser revestidos de materiais que impeçam o choque elétrico, prevenindo acidentes. Este equipamento simula a capacidade de isolamento desses materiais.
Ensaio de resistência a abrasão
Equipamento utilizado para determinar a resistência e durabilidade de revestimentos de proteção em circuitos. Sua função é determinar se um eletrodoméstico é seguro ou se apresenta risco de choque elétrico, além do risco de ser danificado por partículas ou líquidos.
Ensaio de flexão em cabos
Este equipamento para testes em eletrodomésticos verifica a flexão dos cabos de alimentação (energia) nos produtos. Os cabos não devem permitir flexão excessiva, mas também não podem ser altamente rígidos.
Câmara de envelhecimento de borracha
Um equipamento para testes em eletrodomésticos que serve para simular o envelhecimento de borrachas, determinando a vida útil da mesma e sua resistência.
Existem muitos outros equipamentos para testes em eletrodomésticos, cada um com uma aplicação diferente e um propósito importante para a certificação.
A importância da certificação de eletrodomésticos
A certificação de eletrodomésticos tem como objetivo garantir a qualidade e a segurança do produto que o cliente vai adquirir. Além disso, ela também garante que os itens que estão sendo vendidos são realmente eficientes, permitindo que a empresa confie mais em seu próprio produto.
Um produto certificado ganha os selos de qualidade dos órgãos competentes, como Inmetro, e garante que todas as normas técnicas estão sendo atendidas. Fatores como a qualidade, a segurança, o desempenho e a confiabilidade estão entre os principais afetados pelo teste de certificação de produtos.
Podemos citar, entre os principais benefícios:
- Precisão das informações obtidas;
- Confiabilidade por se tratar de um teste feito por equipamento especializado;
- Agilidade na certificação dos produtos pelos órgãos competentes;
- Desempenho superior comprovado por números;
- Possibilidade de oferecer garantia diferenciada baseada nos resultados dos testes;
- Maior satisfação do cliente ao adquirir um produto comprovadamente eficiente;
- Aumento nos ganhos da empresa, com a venda de produtos de maior qualidade.
A certificação realizada sem os equipamentos de testes em eletrodomésticos não é 100% confiável, pois somente esses dispositivos são capazes de garantir que os produtos apresentam o desempenho satisfatório e necessário.
Veja aqui todos os equipamentos para testes em eletrodomésticos e garanta a certificação do seu produto.
Pingback: Quais os riscos oferecidos por eletrodomésticos sem certificação? | Someh