Entenda a diferença entre Acreditação e Certificação

Entenda a diferença entre Acreditação e Certificação

diferença entre acreditação e certificação

Entenda a diferença entre Acreditação e Certificação

A cada dia que se passa, as exigências feitas às empresas que desejam se destacar no mercado aumentam. Nesse contexto, entender a diferença entre acreditação e certificação é mais do que necessário!

Isso porque, é através desses atestados que se comprova, por exemplo, a capacitação dos profissionais, a padronização e a otimização dos processos de um negócio, que passa a ser considerado de excelência.

Contudo, apesar dos dois termos estarem relacionados a procedimentos que garantem a qualidade dos serviços ou dos produtos oferecidos por uma marca e precisarem cumprir normas e regulamentos técnicos, eles apresentam estratégias diferentes.

Portanto, para esclarecer o que existe de semelhanças e diferenças entre os dois conceitos — que no fim das contas visam promover a melhoria contínua do seu empreendimento — preparamos este post.

Acompanhe as próximas linhas e descubra quais são essas particularidades!

O que é Certificação?

Basicamente, a certificação é um documento emitido por um órgão imparcial que atesta, depois de uma dinâmica de avaliação, que determinado serviço ou produto de uma organização atende a certos requisitos de qualidade.

Ou seja, para que o certificado possa ser emitido, são realizados testes de capacidade técnica, a fim de comprovar que a empresa possui processos e gestão devidamente aptos a atender ao que se propõe a fazer diante do mercado.

Quando o assunto é, por exemplo, gestão da qualidade, a ISO 9001 é uma das certificações mais reconhecidas do mundo. O documento assegura a expertise de uma organização em seus processos de gerenciamento.

Além disso, traz uma série de benefícios para o negócio, que ganha credibilidade diante de clientes e investidores, uma vez que tem atestada sua capacidade de otimização e excelência nos procedimentos adotados.

Tal certificação é baseada na norma ISO 9001:2015 (Sistemas de Gestão de Qualidade  — SGQ) e para obtê-la, a empresa deve ser avaliada conforme os critérios estabelecidos pela regulamentação citada.

O objetivo é submeter o SGQ da corporação a uma rigorosa avaliação e comprovar (ou não) que ela está em conformidade com as exigências.

Exemplos de Certificações

A ISO — sigla que traduzida do inglês quer dizer “Organização Internacional de Normatização” — é uma entidade respeitada mundialmente e que oferece às empresas a oportunidade de melhorar seu modelo de negócios, rever o controle interno e se adequar às constantes atualizações do mercado.

No entanto, além da ISO 9001 que citamos, outras certificações têm o intuito de contribuir com o aprimoramento dos serviços de uma organização, a fim de torná-la mais competitiva e qualificada.

Alguns exemplos que podem ser citados são a NBR 16001, a ISO 17025, a ISO 50001, entre muitas outras.

O que é Acreditação?

Enquanto isso, a acreditação é o processo utilizado quando um órgão competente atesta a competência técnica de uma empresa. 

Em outras palavras, também é uma dinâmica realizada para avaliar se uma organização está, de fato, preparada para oferecer determinado produto ou prestar certo serviço com segurança e qualidade.

Logo, assim como a certificação, a acreditação está associada ao cumprimento de métodos preestabelecidos por normas. 

Todavia, aqui, também existe a avaliação de conformidade de requisitos técnicos mais profundos e específicos dos processos.

De tal modo, quem define o escopo da metodologia de acreditação é a Norma de Acreditação, a qual estabelece a aplicação de avaliações absolutamente criteriosas, a partir de um viés científico, técnico e/ou clínico.

É através dessas análises realizadas em forma de auditorias que as empresas conseguem identificar falhas muito específicas e são capazes de corrigir o que for necessário para atuar de maneira mais eficiente.

Exemplos de Acreditações

Para ilustrar, podemos citar a HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society), que conta com uma acreditação focada na gestão hospitalar e tem a finalidade de otimizar os resultados de uma organização.

A ideia é garantir a implantação de tecnologias capazes de valorizar a marca e permitir que seus serviços hospitalares sejam prestados com maestria.

Existe ainda, a ONA (Organização Nacional de Acreditação), que bem como a HIMSS não possui fins lucrativos e tem como objetivo promover a gestão de qualidade com processos inteligentes.

Neste caso, a empresa passa por três níveis até que seja, enfim, acreditada, mantendo a preocupação com a melhoria contínua.

Quais são as semelhanças e as diferenças?

Bom, como vimos até aqui, tanto a acreditação quanto a certificação tem como propósito garantir e comprovar a qualidade de um produto ou serviço oferecido por uma organização.

As duas metodologias estão relacionadas ao cumprimento de normas e regulamentos técnicos específicos e podem ser entendidas como um conjunto de práticas capazes de organizar e aprimorar o sistema de gestão de um negócio.

Porém, a diferença entre certificação e acreditação está, simplificadamente, nos critérios avaliados.

As certificações, por um lado, se referem exclusivamente à avaliação dos processos e gestão da empresa. Em contrapartida, as acreditações atestam a competência técnica da corporação e fazem o mesmo processo avaliativo.

Acreditação ou Certificação: afinal, qual escolher?

Por fim, é durante as auditorias realizadas durante os processos de acreditação e certificação que os empreendimentos identificam inconsistências e problemas específicos de sua área de atuação.

Além disso, vale frisar que cada categoria de certificação ou acreditação requer conhecimentos específicos e conhecimento técnico, uma vez que se trata de um trabalho extremamente focado, principalmente em extrair delas o máximo resultado para a empresa.

Desse modo, tudo depende, por exemplo, do segmento da organização no mercado. Até porque, não são todas as organizações, de todos os setores que podem ser acreditadas ou certificadas.

Assim sendo, não se trata de escolher qual processo é melhor, já que eles se complementam e colaboram com o desenvolvimento de um negócio.

Então, agora que você sabe a diferença entre acreditação e certificação e entendeu que não há melhor ou pior, mas sim o que mais se encaixa à realidade e à atual demanda da sua empresa, deve estar clara a relevância de cada atestado, certo?

Entretanto, não pare seus estudos por aqui, continue se informando sobre o assunto e leia mais:

Quais os tipos de manutenção industrial e sua importância?

Qual a importância da certificação de produtos? 

O que é automação industrial e quais os seus benefícios? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima
Open chat
1
Fale conosco!
Solicite mais informações pelo WhatsApp. Estamos à disposição!