A pesquisa e desenvolvimento de componentes automotivos nunca para. Devido ao crescimento desenfreado, é necessário entender a importância dos testes no setor automotivo.
Eles existem com o intuito de provar que todos os componentes utilizados na montagem de determinado veículo são seguros, eficientes e estão de acordo com as normas básicas para regulamentação.
Infelizmente, nem sempre os resultados são positivos, mas a certificação é crucial por diversos motivos. Hoje, você entenderá quais são esses motivos e qual a importância dos testes no setor automotivo.
Por que a certificação no setor automotivo é tão importante?
Segurança
No que se trata de automóveis, o item mais importante da lista sempre será a segurança. Sem uma certificação feita por meio de testes no setor automotivo, não é possível garantir que os ocupantes do veículo estarão seguros em sua utilização.
Acidentes de trânsito podem ocorrer por diversas causas, mas uma delas é a falha mecânica ou eletrônica dos componentes dos automóveis. Sendo assim, pneus, rodas, transmissão, suspensão, freios, cintos de segurança, assentos, motor e sistema de combustível são alguns dos componentes que devem ser testados.
O veículo só poderá ser considerado seguro se todos os testes apresentarem resultados positivos.
Eficiência
Como são fabricados novos produtos para o setor automotivo a todo instante, torna-se necessário verificar suas condições também referentes à eficiência. Cada componente deve apresentar resultados satisfatórios, dentro dos parâmetros para serem considerados eficientes.
A eficiência diz respeito ao bom funcionamento do veículo. Componentes como motor, pneus, suspensão e direção influenciam diretamente na eficiência do veículo como um todo. Cada um destes componentes precisa ser testado separadamente, o que garante que, quando estiverem operando juntos no veículo, terão a mesma eficiência esperada.
Além disso, a economia de combustível também depende da eficiência do veículo. Quanto mais eficientes forem os componentes, menos combustível eles utilizarão para funcionar, especialmente o motor.
Mais um fator importante é a capacidade que o veículo tem em se locomover. Os testes no setor automotivo podem comprovar que um veículo é capaz de cumprir seu objetivo ou não. A potência do motor precisa ser verificada, assim como a resistência e agilidade das rodas e dos pneus.
Da mesma forma, os freios devem ter a capacidade de evitar acidentes, e os cintos de segurança devem ser capazes de suportar determinada carga de peso. Todos estes pontos, dentre outros, são testados nos ensaios.
Impactos ambientais
O texto publicado na Resolução Nº 492 de 2018 dispõe sobre novos limites para a emissão de poluentes para veículos leves. Além desta resolução, existem outras equivalentes para outras categorias de veículos.
Sendo assim, torna-se imprescindível a realização dos testes no setor automotivo no que diz respeito à emissão de poluentes. Os impactos ambientais causados por estas emissões são altos e os testes comprovam que eles estão dentro dos limites estabelecidos pela resolução.
Cada tipo de veículo deve respeitar seus limites e, por isso, cada tipo de componente para por um teste com indicadores diferentes.
Resistência
Os testes para resistência do veículo, em especial das rodas, indicam sua capacidade de não apresentar problemas graves durante a direção, além de suportar certos tipos de impactos ou forças anormais. Para o motorista, torna-se extremamente difícil evitar acidentes dependendo do quão grave for um desgaste.
Além do fator segurança, que fica em risco no caso de componentes com baixa durabilidade, existe também o fator econômico, já que peças danificadas além do ponto do conserto devem ser trocadas.
Todos os componentes precisam passar por testes de resistência, mas as rodas são os componentes mais afetados, já que suportam todo o peso do veículo constantemente.
Durabilidade
Semelhante à resistência, a durabilidade também é influenciada, em grande parte, pelas rodas e pneus. A diferença é que, enquanto a resistência trata mais de impactos e forças anormais, a durabilidade testa a resiliência dos componentes ao longo do tempo.
Um componente durável é aquele que apresenta bons resultados nos testes, indicando que poderá ser utilizado durante longo período sem a necessidade de reparos ou trocas. É muito importante realizar os testes no setor automotivo para garantir que os componentes tenham uma durabilidade mínima, sem gerar transtornos ao comprador, nem colocar em risco a vida dos ocupantes.
Conheça melhor alguns dos testes feitos em rodas com os equipamentos corretos e garanta a certificação de seus componentes.