Entenda o que é acreditação de laboratórios de ensaio

Entenda o que é acreditação de laboratórios de ensaio

o que é acreditação de laboratórios

Entenda o que é acreditação de laboratórios de ensaio

Talvez você já tenha ouvido falar sobre o assunto ou até mesmo se perguntado: o que é acreditação de laboratórios? Para quem se preocupa com o sistema de qualidade dos serviços que presta, o tema é extremamente relevante.

Isso porque, a acreditação demonstra o compromisso e o empenho com que a empresa encara seus processos de melhoria contínua. 

Mas como saber se um laboratório é ou não é acreditado? Quem é responsável por acreditá-lo? Qual procedimento é necessário para obter a acreditação? 

Se você quer saber as respostas para essas e muitas outras perguntas sobre esse assunto, continue por aqui!

Você sabe o que é acreditação de laboratórios?

Simplificadamente, a acreditação é um processo de avaliação da conformidade. Em outras palavras, o laboratório deve comprovar que atua de acordo com os requisitos previstos na ISO/IEC 17025 e nas demais normas do INMETRO.

Feito isso, ele garante que seus serviços atendam às exigências e passa a fazer parte da RBC (Rede Brasileira de Calibração) ou da RBLE (Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios), sendo considerado um laboratório acreditado.

Embora a acreditação transmita confiança e credibilidade, ela não é obrigatória e o laboratório pode solicitá-la apenas se desejar. E, para saber quais são aqueles acreditados, basta acessar o site do INMETRO e checar a lista completa.

Além disso, vale frisar que o organismo de acreditação reconhecido no Brasil é a CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação). 

Conheça mais sobre a ABNT NBR ISO/IEC 17025 

Apenas entender o que é acreditação de laboratórios não é o suficiente se você quiser se destacar. É preciso ler, estudar e se aprofundar em documentos como a ABNT NBR ISO/IEC 17025.

A ISO 17025 — para os íntimos — se trata de uma norma internacional que define os parâmetros a serem seguidos para que um serviço seja executado de forma satisfatória. 

Desse modo, seu principal objetivo é garantir a qualidade dos métodos e a precisão dos resultados.

Em suma, a norma comprova a competência técnica de determinado serviço oferecido. Alguns dos exemplos que podemos citar são laboratórios de calibração e ensaios:

  • Mecânicos;
  • Metalúrgicos;
  • Pneumáticos;
  • Cerâmicos;
  • Têxteis.

Responsabilidades atribuídas ao INMETRO no processo de acreditação

O INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) é o órgão oficial do governo federal que estabelece os requisitos que devem ser atendidos no processo de acreditação.

Ademais, também é conferida a ele a função de realizar visitas, auditorias, avaliações e o controle de qualidade de todas as etapas da atividade prestada pelo laboratório que solicita a acreditação.

Caso os serviços sejam aprovados, uma declaração oficial e detalhada das atividades é emitida. Em seguida, o laboratório acreditado é reconhecido formalmente por operar sistemas de gestão da qualidade.

Quais são as etapas do processo de acreditação?

Agora que você já sabe o que é acreditação de laboratórios e qual o papel de cada órgão nesse processo, resta saber como implementá-lo. 

É bem verdade que a norma 17025 irá ditar tudo aquilo que será verificado durante a auditoria. Porém, o CGCRE é quem oferece o passo a passo que mostra por onde começar.

Confira as 6 principais etapas a seguir.

1. Escopo da atividade

Primeiramente, o laboratório precisa definir qual será a atividade de ensaio, calibração ou amostragem que será submetida ao INMETRO. 

A fim de seguir o padrão, é necessário elaborar um escopo categorizado por método, classe de ensaio e produto aplicável. Portanto, esteja atento a esses detalhes!

2. Método de ensaio validado

O ensaio (ou calibração) que se pretende acreditar, deve seguir um método normalizado e reconhecido internacionalmente. Ou então, precisa ser validado internamente pela equipe competente do laboratório.

Tal validação pode se dar a partir de ensaios de repetibilidade, reprodutividade e comparação entre laboratórios, por exemplo.

3. Cálculo de incerteza

É imprescindível à credibilidade do laboratório que as incertezas sejam devidamente calculadas. O cálculo em questão representa a dispersão de valores em torno do resultado esperado.

Desse modo, é possível transmitir credibilidade através de uma faixa de incerteza, onde realmente não se pode determinar resultados.

4. Rastreabilidade metrológica

Todas as máquinas e equipamentos que fazem parte do ensaio, direta ou indiretamente, devem ser devidamente calibrados conforme a norma 17025. Afinal, isso garante a rastreabilidade metrológica dos resultados.

5. Auditoria interna 

O laboratório deve submeter as atividades que planeja obter acreditação à uma auditoria interna. A versão vigente da ISO 17025, atualizada em 2017, deve nortear o processo.

Dessa maneira, no momento da auditoria de certificação realizada pela CGCRE, os requisitos já terão sido avaliados e aprovados previamente, reduzindo as chances de inconsistências.

6. Auditoria e avaliação do CGCRE

Finalmente, chegamos ao ponto alto do processo: a auditoria realizada pelo INMETRO!

Aqui, é necessário solicitar a visita à CGCRE e após a tramitação e análise do pedido, a auditoria de acreditação será realizada por um especialista do departamento de inspeção. 

Feita a avaliação, o laboratório será aprovado ou reprovado no processo de acreditação.

Se a acreditação não é obrigatória, por que implementá-la? 

Ainda que a acreditação seja um processo voluntário, ela deve ser considerada por empresas que prezam pela qualidade dos seus serviços. Isso porque, ela assegura que a operação e os resultados do laboratório são confiáveis.

Consequentemente, o mercado passa a enxergá-lo com melhores olhos, potencializando suas chances de sucesso. Até porque, o selo de qualidade de um órgão que é referência no assunto diz muito sobre uma empresa.

Assim sendo, entender o que é acreditação de laboratórios e conhecer as inúmeras vantagens — tanto para o laboratório quanto para o consumidor final — do processo é indispensável. 

Acompanhe os benefícios que merecem ser destacados:

Para o laboratório acreditado

  • Facilita os demais processos de conformidade dentro da empresa;
  • Proporciona um sistema de avaliação unificado e transparente, evitando o desperdício de recursos com reavaliações e auditorias imprecisas;
  • Fortalece a auto-regulação do mercado quanto à confiança, competência e inovação;
  • Propicia que o laboratório se destaque da concorrência ao garantir a qualidade de suas operações e a credibilidade dos resultados.

Para o consumidor final

  • Poupa tempo de pesquisa e orçamentos com laboratórios que não seguem, oficialmente, às exigências técnicas da norma 17025;
  • Evita que recursos sejam desembolsados com ensaios imprecisos e com resultados duvidosos ou incorretos;
  • Garante que o produto ou serviço será devidamente testado, avaliado e calibrado, reduzindo riscos de avarias;
  • Assegura que o laboratório conta com equipe, máquinas, equipamentos e processos qualificados, os quais foram aprovados por um organismo competente.

Bom, agora que você já sabe o que é acreditação de laboratórios e entende um pouco melhor as vantagens e os processos que devem ser executados, tudo se torna mais simples.

É mais fácil contratar serviços confiáveis, comprar produtos de qualidade ou se sobressair diante da concorrência.

Portanto, esteja sempre por dentro das normas e das exigências que são impostas pelo mercado. Isso será decisivo para o sucesso do seu negócio!

Se você gostou deste conteúdo, leia também:

 

  1. Qual a diferença entre OCP e Laboratório Acreditado?
  2. Passo a passo para certificar produtos no Inmetro
  3. Garantia da qualidade: tudo que você precisa saber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima
Open chat
1
Fale conosco!
Solicite mais informações pelo WhatsApp. Estamos à disposição!