Bicicletas sem certificação podem causar acidentes, lesões e até mesmo situações de risco de vida. Entenda mais sobre esses riscos agora!
A certificação de produtos existe para comprovar que um produto atende às normas mínimas de segurança e usabilidade. Sem a certificação, fica impossível prever o funcionamento do produto e garantir que nenhum defeito ocorrerá.
Por isso, toda bicicleta deve ser devidamente certificada, já que este é considerado um meio de transporte. Ao transitar entre vias e ruas, a segurança é sempre a primeira preocupação.
Conheça agora os riscos oferecidos por bicicletas sem certificação
Freios
Um dos principais riscos que a falta de certificação traz é em relação aos freios. Eles são parte vital de todo veículo, com ou sem motor. Durante os testes para a certificação, os freios são levados à exaustão para verificar sua resistência e durabilidade.
Isso garante que eles sempre estarão funcionando sob condições normais, e também em situações de emergência. Freios que não passam nos testes precisam ser descartados e substituídos por outros.
Observando a certificação da bicicleta, você garante que os freios vão responder como esperado ao serem acionados.
Pedais
Os pedais são o que fazem a bicicleta andar. Ao pedalar, é exercida uma força física sobre esta peça. Caso a certificação não esteja em dia, o pedal pode se quebrar, se soltar ou entortar.
Qualquer uma dessas situações coloca em risco a vida de quem está pedalando, uma vez que fica extremamente difícil controlar a bicicleta quando algo acontece com os pedais.
O ciclista pode enroscar o pé no que sobrar do pedal, se machucar e ficar sem reação (devido ao reflexo natural que um machucado causa) ou ainda deixar o pé escapar e bater em obstáculos na via.
Pedivela
A pedivela é a parte da engrenagem onde ficam acoplados os pedais. Ela é mais um foco onde pode-se observar alguns riscos oferecidos por bicicletas sem certificação. Os testes para certificação garantem o bom funcionamento deste componente.
Sem os testes, não é possível prever a resistência ou a durabilidade do componente, nem seu funcionamento correto. O ciclista fica sujeito à quebra da correia, entortamento da pedivela, desencaixe da correia ou travamento do sistema por completo.
Todos esses riscos são graves, uma vez que comprometem quase que por completo o funcionamento da bicicleta, deixando o ciclista apenas com os freios e a direção para evitar um acidente.
Guidão
Um defeito no guidão pode ser ainda mais fatal do que um defeito nos freios. O guidão deve ser capaz de direcionar a bicicleta corretamente. Quando isso não acontece, existe o risco de o ciclista entrar em vias sem intenção de o fazer, como na contra-mão, ou na direção de algum automóvel ou parede.
Além disso, se o guidão se soltar ou quebrar durante o percurso, o ciclista pode ser arremessado pelo impacto do quadro da bicicleta no chão, causando graves lesões.
Quadro
O quadro é a “carcaça” da bicicleta, a parte que junta todas as outras. Ele deve ser resistente e forte o suficiente para suportar não apenas o peso do ciclista, mas também a pressão que cada componente faz por todos os lados.
Os riscos oferecidos por bicicletas sem certificação compreendem a ruptura das soldas, o entortamento do quadro, o desencaixe de componentes ou o desgaste acentuado do conjunto.
São situaçõe que oferecem riscos tão graves quanto os do guidão, uma vez que, caso o quadro se quebre, o ciclista sofrerá um acidente iminente. Dependendo das condições ao seu redor, este acidente pode ser fatal.
Raios
Os raios são as hastes que geram a resistência dos aros (rodas) da bicicleta. Cada aro possui diversos raios, feitos para aumentarem a resistência ao peso sobre a bicicleta. Entretanto, se os raios não passarem em testes de certificação, eles não podem ser considerados seguros.
Raios que se curvam com o peso ou que se quebram também colocam a vida do ciclista em risco, visto que o aro pode se deformar conforme o ciclista pedala, causando acidentes.
Por todos estes motivos, a certificação de bicicletas é imprescindível para o fabricante e para o consumidor. Entenda melhor como funcionam os testes para certificação de bicicletas neste link.