Entenda melhor o funcionamento dos equipamentos de teste de segurança elétrica e veja qual a sua importância.
Eletricidade é um assunto sério. Apesar de ser uma propriedade da física que traz muita conveniência para nossas vidas, também é algo extremamente perigoso se for usado da forma incorreta.
Eletrodomésticos, aparelhos elétricos, eletroeletrônicos, tomadas, interruptores, entre outros tipos de produtos, todos precisam passar por testes de eletricidade.
Esses testes e ensaios têm, sobretudo, o objetivo de garantir a segurança ao consumidor.
No post de hoje, você conhecerá melhor sobre quais são e como são feitos os testes de segurança elétrica.
Quais são os equipamentos de teste de segurança elétrica?
1 – Ensaio de sobrecarga induzido
O ensaio de sobrecarga induzido é um equipamento de teste que determina a sobrecarga e a corrente de fuga em produtos que funcionam por indução elétrica.
Sua finalidade é levar o produto ou componente à exaustão de carga elétrica, com o objetivo de determinar a carga máxima que o produto suporta.
Além disso, também define se há ou não corrente de fuga, que é um comportamento indesejado ou anormal do produto elétrico.
Cada tipo de produto tem uma portaria responsável por ele. E cada portaria tem suas regras e parâmetros mínimos a serem atendidos.
Se esses valores de referência não forem atingidos pelos produtos testados, deve haver uma retífica antes de submetê-los novamente ao teste.
2 – Ensaio de fio incandescente
O ensaio de fio incandescente é um equipamento de teste de segurança elétrica e térmica, já que envolve as duas propriedades.
Todo e qualquer equipamento que possua uma resistência, ou qualquer outra fonte de calor, deve passar por esse teste.
O intuito do ensaio de fio incandescente é verificar o risco de fogo em produtos que possuem fontes de calor.
Normalmente, essas fontes de calor têm origem elétrica, como é o caso das resistências, dos cabos elétricos e dos circuitos.
O ensaio de fio incandescente tem o objetivo de determinar se o produto ou componente é seguro, ou se há risco de fogo.
Este é um dos testes mais importantes para produtos que possuem fontes de calor, já que garante a segurança e a tranquilidade na utilização.
3 – Ensaio de trilhamento
O ensaio de trilhamento é mais um equipamento de teste de segurança elétrica, dessa vez mais voltado para a eletricidade em si.
Todo produto que contém partes elétricas ou circuitos elétricos deve ter também um material isolante, com o intuito de inibir a propagação da eletricidade e eventuais choques elétricos ou combustão acidental.
O ensaio de trilhamento testa esses componentes isolantes para garantir que eles são capazes, realmente, de inibir a tensão elétrica do equipamento.
Durante o ensaio, esses componentes são submetidos a tensões de até 600V.
Dessa forma, fica claro se o componente tem, de fato, capacidade isolante ou não.
4 – Câmara de flamabilidade
A câmara de flamabilidade foi desenvolvida para testar equipamentos e produtos como eletrodomésticos.
Normalmente, existem componentes elétricos que podem entrar em contato com materiais poliméricos nesses produtos.
Quando isso acontece, há um risco de que o material entre em combustão. Os isolantes possuem a função de inibir esse acontecimento.
Mesmo assim, os materiais poliméricos são testados para garantir que, caso o isolante falhe, o produto não vai pegar fogo imediatamente.
É verificado o tempo de queima da amostra, tendo como referência os valores indicados na portaria responsável pela categoria.
5 – Ensaio de interruptores
O ensaio de interruptores tem o objetivo de verificar o comportamento de interruptores elétricos quando levados à exaustão.
É uma forma de garantir que, mesmo que sejam acionados repetidas vezes, os interruptores não representarão qualquer risco para quem os está manuseando.
Isso pode acontecer, por exemplo, no caso de uma criança não supervisionada, que sobe no sofá da sala de estar e aciona repetidamente o interruptor da lâmpada.
Os interruptores devem ter uma tolerância alta à exaustão, ou representam um potencial risco a qualquer situação de uso incomum.
Nesse sentido, o papel do fabricante é garantir que, mesmo diante do pior cenário, não haverá risco elétrico para os usuários.
Existem ainda muitos outros equipamentos de teste de segurança elétrica que servem para garantir a segurança do consumidor.
Acesse a página de equipamentos de teste da Someh e verifique os testes para o seu tipo de produto.