ENSAIO DE ESTANQUEIDADE E MEDIÇÃO DE VAZÃO

O ensaio de estanqueidade é um procedimento realizado para verificar vazamentos de gás ou líquidos em sistemas de pressão positiva ou a vácuo. Esse procedimento é realizado com ajuda de um equipamento especificamente desenvolvido para a função, chamado de equipamento para ensaio de estanqueidade. Ele é utilizado para verificar vazamentos de pressão em diversos produtos, para a visualização dos parâmetros de ensaio, como:

  • Pressão de teste; 
  • Tempo de enchimento da amostra;
  • Tempo de estabilização;
  • Tempo de ensaio.

O equipamento dispõe de uma IHM touchscreen de 7”. No equipamento, o operador pode armazenar até 20 receitas de amostras diferentes. Através de um dispositivo USB é possível exportar os relatórios de ensaio por meio de uma planilha em Excel.

Características técnicas: 

IHM Touchscreen; 
CLP com programação;
Componentes elétricos;
Cabine de proteção dos componentes elétricos e pneumáticos;
Transdutor de pressão (visualização pela IHM);
Conjunto de Válvulas pneumáticas para estanque;
Pressão de entrada: 0 a 6 kgf/cm²
Pressão de teste configurável;
Fluido para teste ar.
Saída USB para hardware externo para exportação dos resultados em Excel;
Até 20 receitas de ensaio.

Trata-se de um ensaio não destrutivo (END) que tem como objetivo identificar e medir o vazamento de fluido líquido ou gasoso em um sistema. Qualquer sistema onde haja gás ou líquido está sujeito a vazamentos. Em alguns casos, isso pode levar a graves acidentes, como explosões.  Por isso, o ensaio de estanqueidade tem extrema importância, já que é ele que verifica a ausência ou presença de vazamentos.

Este teste é feito com auxílio do equipamento para ensaio de estanqueidade, descrito acima. Ele verifica o vazamento tanto em teste de pressão positiva quanto nos sistemas que operam com vácuo.

Sem o teste de estanqueidade é impossível medir vazamentos em qualquer tipo de sistema. Como alguns sistemas de encanamentos de gás e líquidos são inflamáveis, eles podem causar graves acidentes se houver um vazamento.

Isso inclui, mas não está limitado a:

  • Tubulações de gás industrial e residencial;
  • Abastecimento e transporte de combustíveis;
  • Indústrias dos mais variados tipos.

Em casos como estes, o teste deve ser realizado periodicamente e durante o ensaio o equipamento deve estar em mãos de um profissional capacitado.

A norma técnica que rege o ensaio de estanqueidade é a NBR 15571, que trata dos métodos de vedamento em sistemas de gás e líquidos. O texto desta norma prevê que seja realizado o ensaio de estanqueidade com equipamento adequado, operado por profissional capacitado e qualificado, em conformidade com as normas da ABNT. Ninguém que não seja treinado e que não tenha conhecimento técnico pode realizar os testes. Além disso, o equipamento de estanqueidade é obrigatório para os ensaios.

No caso da pressão interna do sistema ser menor do que a externa, isso indica a presença de um vazamento. Nesses casos, o vazamento deve ser identificado e reparado imediatamente. Então, antes de colocar o sistema em uso novamente, é necessário realizar um novo ensaio de estanqueidade para garantir que não há mais vazamento. Isso também vale para sistemas novos, em sua primeira instalação. Antes de serem colocados em operação, eles também devem ser testados quanto à estanqueidade.

Adquira o equipamento para ensaio de estanqueidade e faça seus testes com precisão!

A Someh fabrica o equipamento para ensaio de estanqueidade com alta tecnologia e alto desempenho. Visite a loja da Someh agora mesmo!

Solicite um Orçamento:

Telefone: (47) 3202 7221

E-mail:  comercial@someh.com.br

Rolar para cima
Rolar para cima
Open chat
1
Fale conosco!
Solicite mais informações pelo WhatsApp. Estamos à disposição!