Entenda melhor o que é a indústria 4.0, quais são suas características, aplicações e qual o impacto de tudo isso nas empresas.
O termo indústria 4.0 é utilizado para falar da produção industrial que utiliza o que há de mais moderno e tecnológico em meios de produção.
Isso inclui big data, internet das coisas, inteligência artificial, entre outros fatores.
O avanço tecnológico é inevitável e, por isso, não se deve nadar contra a corrente.
No post de hoje, você vai entender melhor o que é e como funciona a indústria 4.0.
O que é indústria 4.0?
Usamos esse termo para designar um novo conceito de produção industrial que engloba inovações tecnológicas, como automação e tecnologia da informação.
Desde a primeira revolução industrial, o avanço tecnológico não parou mais de evoluir.
Já passamos por inúmeras transformações e mudanças, mas nos dias de hoje, isso continua acontecendo de forma mais avançada.
Agora, é a vez dos softwares transformarem a indústria, com inteligência artificial, armazenamento em nuvem e automação.
Além disso, os novos hardwares estão cada vez mais potentes, com maior capacidade de armazenamento e mais agilidade.
A indústria 4.0 é a indústria que se utiliza dessas novas tecnologias para melhorar ainda mais os seus processos produtivos.
A quarta revolução industrial
A indústria 4.0 também é frequentemente chamada de quarta revolução industrial.
A primeira, no século XVIII, trouxe as máquinas a vapor e ferrovias que substituíram o uso de animais para gerar força.
A segunda, na transição entre os séculos XIX e XX, veio com a energia elétrica e a primeira linha de produção que possibilitou a fabricação em larga escala, feita por Henry Ford.
A terceira, mais recentemente adotada no século XXI, aconteceu com a chegada dos computadores, da internet e das plataformas digitais.
Agora, ainda no século XXI, a inclusão de novas ferramentas e equipamentos ainda mais avançados está, novamente, causando uma revolução industrial.
É importante destacar que só pode ser chamado de revolução algo que transforma grande e fortemente um setor, objeto, atividade ou costume.
Perceba que, em todos os casos citados acima, algo novo foi trazido que muda completamente a forma de operação da indústria.
O mesmo pode ser dito da indústria 4.0, que proporciona agilidade, precisão e segurança nunca antes vistas.
Quais as principais tecnologias da indústria 4.0?
Vamos agora falar sobre quais são essas tecnologias revolucionárias. Existem mais de 10, mas aqui vamos destacar as que aparecem em primeiro lugar.
Internet das coisas
A internet das coisas já está presente dentro dos lares brasileiros, como no caso de Smart TVs, ar condicionado, geladeiras, lâmpadas e home assistants.
É a conexão de equipamentos elétricos e eletroeletrônicos à internet.
Na indústria, é representada por máquinas e equipamentos capazes de gerar relatórios enquanto produzem, serem gerenciados por software a distância ou ainda programados para mudar sua produção de acordo com condições pré-estabelecidas.
Big data
O termo big data é utilizado para designar o atual estágio que temos na coleta e armazenamento de dados na internet.
Essa gestão de enormes quantidades de dados recebe o nome de big data.
É ela que permite entender, gerenciar e aplicar ações e métodos para obter mais eficiência, qualidade, precisão e satisfação.
Inteligência artificial
Com o big data aliado à internet das coisas, uma indústria tem nas mãos as ferramentas básicas para fazer parte da indústria 4.0.
Entretanto, isso somente se concretizará com a inteligência artificial, que é um software capaz de tomar decisões no lugar de pessoas.
Ou seja, ao invés de acompanhar o que está acontecendo em cada máquina e inserir comandos manuais, o gestor apenas define parâmetros gerais para toda a linha de produção e deixa o software tomar essas decisões por ele.
Segurança
O conceito de segurança do trabalho dentro das indústrias também tende a mudar com a quarta revolução industrial.
Isso porque, até então, a preocupação tinha origem em problemas e situações que poderiam acontecer pelo manuseio de máquinas e equipamentos.
Agora, que boa parte dessas máquinas está começando a operar por conta própria, a preocupação deve mudar para outras formas de segurança que ainda estão sendo descobertas.
Computação em nuvem
Outra tecnologia da indústria 4.0 é a computação em nuvem, que é o armazenamento de informações na internet.
Ao invés de manter dados, informações e softwares instalados individualmente em cada computador ou terminal, tudo isso fica online.
Assim, possibilita-se a utilização de tudo isso a partir de qualquer lugar.
Além disso, o backup é constante, sendo que não se perde nada devido a uma falha elétrica ou quando um computador para de funcionar, por exemplo.
Os impactos da indústria 4.0
Entre os principais impactos da indústria 4.0 estão a redução de custos, a agilidade de produção, a melhoria da qualidade, a satisfação do cliente e a diminuição de erros.
Tudo isso tem impactos profundos não apenas na indústria em si, mas também na vida do ser humano.
Em breve, poderemos consumir produtos que nunca pensamos que teríamos, já que essa nova revolução industrial possibilita a fabricação de produtos antes inconcebíveis.
Além disso, podemos esperar uma grande melhoria em todas as marcas que já utilizam a indústria 4.0, e aguardar algo ainda melhor para o futuro próximo.