O setor industrial conta com processos que são complexos e altamente interdependentes. Por isso, entender o que é cadeia de valor é decisivo para que a empresa consiga ter real dimensão e controle de cada etapa produtiva.
Afinal, a estratégia permite que os gestores tenham uma visão panorâmica das operações — do micro ao macro —, o que favorece a melhoria contínua e, consequentemente, potencializa os lucros e resultados.
Portanto, se você quer entender tudo sobre o assunto e aprender como essa metodologia deve ser implementada para alavancar seus números, continue por aqui.
Vamos te apresentar todos os detalhes!
Qual o conceito de Cadeia de Valor?
Podemos definir a cadeia de valor como o método utilizado pelas empresas que procuram organizar seus processos e monitorar de perto cada etapa produtiva, a fim de melhor a experiência do cliente final.
Na indústria, as operações que permeiam a fabricação de um produto, desde a obtenção da matéria-prima até sua disponibilização para venda, são inúmeras. Logo, ter o controle do que acontece é imprescindível.
Para tanto, Michael Porter, professor da Harvard University, criou o conceito de cadeia de valor, uma metodologia que, em geral, é apresentada através de um fluxograma das etapas produtivas.
Com isso, é possível ter clareza quanto a cada um dos serviços executados dentro da fábrica. Além de tornar a dinâmica mais organizada, a técnica ainda permite que problemas sejam facilmente identificados e solucionados.
Para que serve a Cadeia de Valor?
Embora você já tenha descoberto o que é cadeia de valor, ainda é preciso entender melhor qual o objetivo da ferramenta. Resumidamente, sua principal função é organizar os processos produtivos e estratégicos.
Porém, os impactos da sua adoção vão muito além!
O método da cadeia de valor mostra os processos primários, de apoio e de gestão, servindo como uma “foto” de tudo o que acontece na empresa. A partir daí, análises detalhadas podem ser feitas e diferentes planos de melhoria traçados.
Além disso, a grande vantagem é que qualquer empresa pode aplicar essa técnica e aprimorar seus produtos ou serviços, independentemente de qual seja sua área de atuação.
O que compõe a Cadeia de Valor?
Talvez, até aqui, já esteja bastante claro para você o que é cadeia de valor e qual a sua finalidade. Porém, para consolidar o entendimento, podemos analisar os elementos que integram essa ferramenta.
De acordo com o professor Porter, uma cadeia de atividades — pertencente a um negócio de qualquer setor — pode ser dividida em:
- Atividades primárias e
- Atividades de apoio.
Atividades Primárias
São consideradas primárias as tarefas que envolvem:
- Logística de entrada;
- Logística de saída;
- Operações;
- Marketing e vendas
- Serviços.
Atividades de apoio
Enquanto isso, são tarefas de apoio as que têm relação com:
- Infraestrutura;
- Gestão de Recursos Humanos;
- Desenvolvimento tecnológico;
- Aquisição e compras.
Por que é importante implementar a Cadeia de Valor?
Quem deseja que sua empresa tenha vantagem competitiva diante de um mercado cada vez mais acirrado e inovador, não pode abrir mão de adotar o método da cadeia de valor.
Isso porque, através das informações proporcionadas pela estratégia é possível examinar de forma minuciosa onde existem falhas no processo produtivo e o que pode ser aperfeiçoado.
Desse modo, a satisfação do cliente na ponta passa a ser garantida e, como resultado, o empreendimento ganha destaque entre os concorrentes, ficando em evidência e sendo visto como referência.
Em adição, qualquer mudança que seja identificada como necessária é baseada em dados concretos, sem achismos ou suposições. Assim, a chance de ter sucesso realizando a alteração aumenta.
Por fim, a cadeia de valor pode ser utilizada para analisar a rentabilidade das operações, tornando-a ainda mais relevante nesse contexto. Através de uma checagem profunda no fluxo de trabalho, fica mais fácil saber o que dá certo.
Quais os benefícios ao aplicar a Cadeia de Valor?
Além de tudo que já foi citado, a cadeia de valor permite que seja feita uma análise ampla e sistêmica do fluxo de trabalho de uma empresa. Com isso, a gestão das operações e dos recursos se torna muito mais precisa, segura e eficiente.
Simplificadamente, confira os maiores benefícios obtidos a partir da implementação dessa estratégia:
Identificar melhorias
O método da cadeia de valor potencializa o poder analítico e estratégico do negócio, facilitando a identificação de gargalos produtivos e permitindo que as operações sejam melhoradas. Tudo isso devido à visão integral das atividades.
Otimizar demandas
Depois de conseguir ter um panorama completo do que acontece em cada etapa produtiva, é possível otimizar as tarefas, aumentar o desempenho e, de modo geral, tornar toda dinâmica mais fluida.
Assim, a empresa consegue gerar valor para o cliente, evitando atrasos, retrabalho e insatisfações.
Vantagem competitiva
Bem como já mencionamos superficialmente, utilizar a cadeia de valor permite que diferentes vantagens competitivas sejam obtidas.
Até porque, erros simples nos processos podem estar fazendo o negócio patinar e não sair do lugar só por não saber onde está errando.
Como adotar a Cadeia de Valor em 4 passos?
Agora você já sabe como sua empresa pode se beneficiar com a análise da cadeia de valor. Entretanto, o que será que você deve fazer para colocar o método em prática?
Acompanhe, a seguir, o passo a passo para implementar a cadeia de valor:
1. Mapear as atividades primárias
Para começar, a primeira coisa a ser feita é mapear as sub-atividades de cada uma das atividades primárias da cadeia produtiva.
Dessa forma, a estrutura geral do negócio pode ser melhor compreendida, permitindo a identificação das tarefas que geram valor real.
2. Mapear as atividades de apoio
Em seguida, é hora de mapear as sub-atividades de cada uma das atividades de apoio, da mesma maneira que foi feito com as primárias. Você pode, por exemplo, analisar como o RH cria valor na área de logística ou de operações.
3. Identificar conexões
Quando todas as sub-tarefas estiverem elencadas, será preciso encontrar conexões entre todas as atividades de valor que foram mapeadas nos dois itens anteriores.
Essas ligações podem ser consideradas como o passo mais importante no aumento da vantagem competitiva, pois permite que se tenha maior controle sobre o fluxo de trabalho.
4. Promover melhorias
Para terminar, o quarto e último passo é a hora de “arregaçar as mangas” de verdade! Isso porque, será preciso trabalhar na correção das falhas identificadas e na otimização dos processos internos.
Em outras palavras, é o momento em que as soluções serão aplicadas a fim de reverter a situação e possibilitar a real geração de valor que os clientes esperam.
Conclusão
Bom, agora que você realmente já sabe o que é cadeia de valor, como implementá-la e, mais do que isso, entendeu a importância de adotar essa ferramenta, certamente, muitas melhorias poderão ser promovidas.
Portanto, caso seu negócio esteja enfrentando problemas e os resultados não estejam assim tão satisfatórios, não dá para negar que alguma coisa precisa, urgentemente, mudar!
Uma das estratégias mais eficazes para fazer isso é através da cadeia de valor. Além de oferecer recursos potentes para analisar, medir, identificar falhas e, principalmente, melhorar processos, o método é prático e versátil.
Em síntese, a metodologia consegue expor com clareza e objetividade os pontos fracos e fortes do fluxo de trabalho da empresa. A partir dessa visão mais ampla, um plano de ação assertivo e inovador pode ser traçado.
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