o que é ensaio de dobramento

O que é ensaio de dobramento e para que serve?

Em nosso cotidiano fazemos uso de diferentes produtos que precisam passar por testes mecânicos antes de serem disponibilizados para venda. Um desses processos de avaliação é chamado ensaio de dobramento.

No artigo de hoje, é sobre ele que falaremos! 

Portanto, se você — consumidor ou fabricante — quer saber mais sobre o assunto e garantir a qualidade e a segurança dos itens que compra ou vende, confira o conteúdo até o final.

Como funciona um Ensaio de Dobramento?

Basicamente, o ensaio de dobramento se trata de uma simulação realizada para checar os limites de ductilidade de determinado material. Assim, um corpo de prova (CP) sofre uma deformação plástica por flexão e a partir daí é analisado.

Em outras palavras, o CP é dobrado por intermédio de um cutelo, o qual aplica um esforço no centro do corpo de prova até que determinado ângulo de dobramento se forme.

Caso não seja atingido o ângulo de dobramento especificado ou o material sofra trincas ou fissuras, o teste é invalidado. Diferentemente de alguns tipos de ensaios mecânicos, o ensaio de dobramento não mede a carga aplicada. 

Ou seja, o teste fornece apenas resultados qualitativos e não quantitativos. Porém, é extremamente eficaz para detectar problemas metalúrgicos que podem comprometer o comportamento dos materiais em serviço.

Qual máquina é utilizada para realizar o ensaio?

O equipamento responsável por executar o ensaio de dobramento é uma máquina universal de ensaios mecânicos. A máquina hidráulica aplica esforços maiores. Por outro lado, a eletromecânica controla melhor a velocidade de aplicação.

Assim que o CP (uma barra transversal) é submetida ao equipamento, o cutelo começa a aplicar uma carga crescente. Conforme o material se dobra, o ângulo de deformação determina a severidade do ensaio.

De acordo com a espessura e outras características do material, o diâmetro do cutelo é maior ou menor.

Conheça os 3 processos de dobramento

O ensaio de dobramento pode ser realizado a partir de 3 tipos de processos: 

  • Dobramento guiado;
  • Dobramento semiguiado;
  • Dobramento livre.

Dobramento guiado

No dobramento guiado, dois outros cutelos — posicionados um em cada extremidade da barra ensaiada — não só apoiam, mas também sustentam e guiam os braços do corpo de prova enquanto a carga central é aplicada.

Dobramento semiguiado

O dobramento semiguiado, por sua vez, conta com um apoio simples que apenas engasta a barra em uma única extremidade. Assim, o corpo de prova é somente sustentado — e não guiado — de um lado, enquanto sofre uma tensão do outro.

Dobramento livre

No caso do dobramento livre os apoios variam bastante e a carga é aplicada nas duas extremidades da barra. Entretanto, não há nenhuma aplicação no centro ou na zona de dobramento máximo da peça. 

Principais aplicações do ensaio de dobramento

Agora que você já sabe que o ensaio de dobramento é um processo responsável por submeter um corpo de prova a um esforço capaz de gerar uma deformação, podemos ver alguns exemplos da sua utilização.

Em geral, o ensaio de dobramento é aplicado na construção civil. Isso porque, as barras de aço que compõem as estruturas são rigorosamente exigidas. 

Além desse cenário, o ensaio também verifica alguns corpos de prova soldados, como chapas e tubos, a fim de avaliar os soldadores e o processo de solda empregado.

Vale ressaltar que o ensaio segue as recomendações contidas nas normas técnicas. São estabelecidos, por exemplo, critérios para dimensões do CP, posicionamento da barra na máquina e processo de usinagem.

Portanto, o ensaio de dobramento é um teste qualitativo muito simples e barato. Porém, é fundamental quando se deseja obter maiores informações a respeito de um determinado material.

Por que realizar o ensaio de dobramento? 

Os ensaios são de suma importância para garantir tanto a segurança e a satisfação do cliente, quanto a credibilidade do fabricante diante do mercado. 

Através dessas análises é possível verificar as propriedades das peças, detectar falhas, identificar riscos, conhecer o comportamento do material quando solicitado ao extremo e muito mais!

Sem dúvida, infelizmente, você já se deparou com alguma notícia sobre determinado produto que causou acidente, feriu ou até mesmo matou alguém devido a algum defeito de fabricação.

Dessa maneira, fica ainda mais evidente a importância que os ensaios mecânicos possuem. A cada dia que se passa mais pessoas tomam conhecimento dos processos e procuram por garantia de eficácia e segurança.

Afinal, colocar a própria vida ou a vida dos seus clientes em perigo é um risco que, com certeza, não vale a pena correr!

O que os ensaios têm a ver com a certificação? 

Por fim, o ensaio de dobramento, bem como outros testes de qualidade, são imprescindíveis para empresas que visam obter certificações. 

Quando um produto passa por avaliações internas e o fabricante faz questão de apresentar resultados transparentes, os laboratórios de certificação conseguem proceder com maior agilidade.

Consequentemente, muito tempo pode ser economizado. Além, é claro, de dinheiro, pois as falhas detectadas previamente no ensaio interno podem ser corrigidas antes de chegar ao laboratório.

Para encerrar, não podemos deixar de mencionar a importância de realizar todos os ensaios com máquinas fornecidas por empresas especializadas. 

Afinal, equipamentos de baixa qualidade comprometem os resultados e causam muito transtorno com os laboratórios responsáveis pelas certificações. Sendo possível, inclusive, que sejam vistos como tentativa de fraude.

Então, todo cuidado é pouco quando se trata de conhecer, a fundo, o produto que está sendo fabricado! 

Conheça as máquinas para ensaio de produtos da Someh e esteja resguardado de tais riscos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima
Open chat
1
Fale conosco!
Solicite mais informações pelo WhatsApp. Estamos à disposição!