Quais os riscos oferecidos por brinquedos sem certificação?

Quais os riscos oferecidos por brinquedos sem certificação?

Quais os riscos oferecidos por brinquedos sem certificação?

Entenda os riscos oferecidos por brinquedos sem certificação e por que é tão importante certificar produtos antes de comercializá-los.

A certificação de produtos é utilizada para atestar a segurança, eficiência e qualidade do item certificado. São feitos testes e análises com o objetivo de identificar falhas, verificar padrões de qualidade e garantir a segurança.

Tendo isso em vista, brinquedos que são comercializados sem passarem pelo processo de certificação oferecem um enorme risco para crianças e bebês que os utilizam.

 

Entenda agora quais são os riscos dos brinquedos sem certificação

Ingestão

Bebês têm o costume de levar objetos à boca por vários motivos. Essa é uma resposta mecânica automática quando eles estão descobrindo o mundo. Um brinquedo sem certificação não possui garantia de que a criança não vai conseguir engolí-lo.

Ao passo que a certificação não protege 100% o bebê ou a criança deste risco, ela estabelece um padrão mínimo para que o objeto não caiba na boca da criança de forma que possa ser engolido.

Um brinquedo ingerido por uma criança ou bebê pode causar asfixia, e caso passe pela laringe, chega ao estômago e causa uma grave intoxicação, já que são feitos, em sua maioria, de plástico.

 

Cortes e machucados

Todo brinquedo deve ser testado para verificar arestas, pontas e ângulos que podem machucar a criança dependendo de como forem manuseados. Sem a certificação, há o risco de a criança se machucar em uma ponta ou extremidade afiada.

Brinquedos que não possuem um bom acabamento representam um risco em diversos aspectos. Neste caso, cabe aos pais verificar se o brinquedo possui ou não certificação antes de adquirí-lo.

Ao fabricante, cabe o dever de realizar todos os testes e oferecer a certificação, evitando acidentes tanto quanto possível.

 

Mordida

Existe um teste específico para certificação de brinquedos que verifica a capacidade do brinquedo de resistir à mordida de uma criança. Quando a criança leva o brinquedo à boca, se já tiver dentes fortes o suficiente, pode conseguir mordê-lo.

Separar o brinquedo em partes menores dessa forma pode ser fatal. Por isso, o objeto deve ser resistente à mordida. Entre os riscos oferecidos por brinquedos sem certificação, este é um dos principais.

Infelizmente, não basta somente a atenção dos adultos para impedir que isso aconteça. A medida mais segura é garantir que o brinquedo possua certificação.

 

Partículas soltas

Os brinquedos que são acionados pela boca, como réplicas de instrumentos musicais e outros brinquedos de sopro ou sucção, devem passar por uma certificação ainda mais específica.

Alguns desses brinquedos possuem componentes internos que podem se soltar e entrar na cavidade bucal acidentalmente. Por isso, são feitos testes para verificar se há alguma falha nesse sentido.

Para ser aprovado, o brinquedo não pode soltar nenhuma partícula, por menor que seja, em direção ao fluxo de ar. Uma partícula que se solta pode fazer a criança engasgar, se asfixiar ou ingerir o componente involuntariamente.

 

Acidentes

Um dos riscos oferecidos por brinquedos sem certificação envolve brinquedos que possuem projéteis. Arcos, armas de água, dardos, entre outros, devem se comportar da maneira esperada.

Existe um limite de força de projétil estabelecido por norma técnica, que deve ser respeitado. É feito um teste de energia cinética para verificar se o projétil não terá mais força do que o esperado, podendo causar acidentes.

Além disso, existem outros acidentes de forma geral, causados por brinquedos que não passaram por uma inspeção cuidadosa em sua linha de produção. Estes acidentes são imprevisíveis e aleatórios, quando o brinquedo não possui a devida certificação.

 

A importância de certificar

Agora ficou fácil compreender a importância da certificação de brinquedos, certo? A segurança, saúde e até a vida de bebês e crianças pode estar em jogo caso elas utilizem brinquedos sem certificação.

A melhor forma de prevenir que isso aconteça é realizando todos os testes, geralmente com uma entidade autorizada pelo Inmetro, para atestar a segurança e qualidade do brinquedo.

Se você quer saber como são os equipamentos para certificação de brinquedos, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima
Open chat
1
Fale conosco!
Solicite mais informações pelo WhatsApp. Estamos à disposição!