Quais os riscos oferecidos por eletrodomésticos sem certificação?

Quais os riscos oferecidos por eletrodomésticos sem certificação?

Quais os riscos oferecidos por eletrodomésticos sem certificação?

Conheça os riscos oferecidos por eletrodomésticos sem certificação e entenda a importância de ter produtos certificados.

 

A certificação de eletrodomésticos é um processo que constata a segurança e adequação aos requisitos mínimos das normas regulamentadoras correspondentes. Sem a certificação, não é possível saber se um produto é completamente seguro, ou se atende às necessidades para as quais foi fabricado.

A única forma de realizar a constatação é por meio dos testes para certificação de produtos. Caso o produto seja comercializado sem a realização dos testes e sem a certificação, os usuários estarão expostos a diversos riscos.

 

Veja quais são os riscos oferecidos por eletrodomésticos sem certificação

Incêndios

Eletrodomésticos são produtos que transformam a energia elétrica em outros tipos de energia, como a térmica ou a de movimento. Além disso, alguns possuem resistências e outras fontes de calor, como o próprio fio elétrico de alimentação.

Um dos riscos oferecidos por eletrodomésticos sem certificação é o risco de incêndios. Caso o produto não seja testado ao ponto da exaustão, fica impossível dizer se ele pode, eventualmente, pegar fogo durante o uso.

Esse risco não está limitado exclusivamente aos eletrodomésticos que possuem resistência. Qualquer aparelho elétrico pode apresentar problemas de exaustão em relação ao calor. Conforme o eletrodoméstico é utilizado, pode-se observar que o fio de alimentação (energia) fica cada vez mais quente.

 

Choques elétricos

Os choques elétricos são outro risco oferecido por eletrodomésticos sem certificação. Todo aparelho classificado como eletrodoméstico deve ser fabricado com materiais isolantes, prevenindo o usuário contra choques elétricos.

Porém, somente os testes para certificação do produto conseguem apontar com precisão se nenhuma corrente elétrica é detectada nas peças que precisam estar isoladas. Caso um produto não esteja corretamente isolado, ele pode causar um choque elétrico fatal ao usuário.

Portanto, entende-se a importância de realizar os testes para certificação em todos os eletrodomésticos. A segurança e a integridade do usuário dependem da seriedade com a qual os testes são realizados. Caso o produto seja reprovado, ele deve voltar para a fábrica para análise e reconstrução de forma que fique completamente isolado.

 

Abrasão

Eletrodomésticos sem certificação podem sofrer danos abrasivos em revestimentos internos, conforme são utilizados. Embora a abrasão em si não represente um risco iminente ao usuário, ela pode abrir caminho para um problema muito mais grave: o choque elétrico.

Líquidos e sólidos, quando processados por eletrodomésticos, devem permanecer dentro do espaço destinado a eles. Caso ocorra a abrasão ou o desgaste do material, estas partículas podem entrar no sistema elétrico, causando choque elétrico.

É imprescindível que os materiais dos quais são feitos os espaços destinados aos alimentos sejam testados. Qualquer vazamento ou desgaste é o suficiente para reprovar o produto em questão.

Assim, para evitar esse risco oferecido por eletrodomésticos sem certificação, o produto é devolvido à sua fábrica, onde deve passar por uma revisão, visando a melhoria da produção para que os próximos testes tenham resultados positivos.

 

Problemas com os cabos

Em um teste para certificação de eletrodomésticos, é verificada a flexão dos cabos de alimentação. Eles não podem ser totalmente rígidos, mas também não podem oferecer uma flexão superior aos parâmetros pré-estabelecidos pela norma.

Se o cabo de energia se flexionar demais, há o risco de rompimento dos fios elétricos que ficam por dentro. Neste caso, um dos já mencionados riscos oferecidos por eletrodomésticos sem certificação, o choque elétrico, é o principal vilão.

Caso o cabo seja extremamente rígido, seu manuseio fica mais difícil, podendo causar outros tipos de acidentes, como derrubar outros objetos no caminho, ou soltar-se da tomada durante o uso.

 

Ineficiência de vida útil

Embora não represente um risco para a segurança ou para a integridade do usuário, a vida útil de um eletrodoméstico faz parte da qualidade do produto. Ligada diretamente à satisfação do cliente, a vida útil também tem parâmetros mínimos a serem atendidos.

Durante os testes para certificação, são feitos ensaios nas borrachas para determinar sua resistência ao envelhecimento e ao desgaste. Em boa parte dos eletrodomésticos, o desgaste das borrachas pode comprometer completamente o seu uso.

 

Agora que você já sabe quais são os riscos oferecidos por eletrodomésticos sem certificação, entenda melhor como são feitos os testes em eletrodomésticos clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima
Open chat
1
Fale conosco!
Solicite mais informações pelo WhatsApp. Estamos à disposição!