Testes para certificação de capacetes: entenda como funciona

Testes para certificação de capacetes: entenda como funciona

Testes para certificação de capacetes: entenda como funciona

Os testes para certificação de capacetes são indispensáveis para garantir a segurança do condutor. Entenda como eles funcionam.

 

Os testes para certificação de capacetes são obrigatórios, estabelecidos pela NBR 7471/2015, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. 

A certificação é essencial para garantir a segurança e a qualidade oferecida por capacetes abertos e também por modelos fechados.

Entre os testes feitos, estão:

  • absorção de impacto: 
  • firmeza do capacete; 
  • abrasão; 
  • resistência ao deslocamento.

Quando nenhum teste é realizado, fica impossível saber se o capacete é seguro e cumprirá com sua função em caso de acidente.

Veja, abaixo, quais são os testes para certificação de capacetes e como são feitas as análises.

Teste de capacetes – certificação INMETRO

Cabeças de ensaio

As cabeças de ensaio são dispositivos onde os modelos de capacetes são posicionados para que sejam feitas análises que indicam a conformidade do produto com as normas estabelecidas pelo INMETRO.

Elas possuem circunferência semelhante a uma cabeça humana, para que o produto se encaixe perfeitamente em sua superfície. 

Com elas, é possível acompanhar os resultados baseando-se no impacto ocasionado e nas linhas de referência.

A NBR 7471/2015 estabelece que sejam feitas análises por meio de testes para verificar a resistência, a eficiência e o nível de proteção do capacete para o condutor ao sofrer um acidente. 

Sem as cabeças de ensaio, não é possível realizar todos os testes necessários.

 

Absorção de impacto

O objetivo do ensaio de absorção de impacto é determinar a resistência do capacete a impactos diretos. 

O ideal é que parâmetros mínimos sejam atingidos com este teste. O capacete testado é pendurado a determinada altura e, por meio de cabos de guiagem, solto em direção a uma bigorna apoiada sobre uma base de aço ou concreto de 500 quilos.

Dessa forma, a eficiência do teste mostra se, em caso de acidente, o condutor poderia sofrer uma contusão, traumatismo ou qualquer lesão grave ou fatal na cabeça. 

A segurança do condutor depende diretamente da realização deste teste.

Sem o teste, fica incerto se os modelos e marcas que não passaram pela prova de absorção conseguirão proporcionar a segurança necessária que o condutor precisa.

 

Sistema de retenção

Outro teste para certificação de capacetes é o ensaio do sistema de retenção. 

Segundo a NBR 7471, para capacete fechado, a cinta jugular deve ter uma largura mínima de 20 mm sob a tração de 15 kg após 2 minutos, com 0,5 kg de tolerância. 

Entretanto, isso não é o suficiente para garantir a eficiência do sistema de retenção.

A firmeza do capacete depende da capacidade do sistema de retenção em cumprir com suas funções. Isso é, manter o capacete firme na cabeça do condutor. 

O teste realizado para verificar a firmeza do capacete consiste em simular a remoção forçada sem abrir a cinta jugular. 

Se o sistema de retenção se abrir, o capacete está reprovado. Entende-se que, em diversas situações sobre duas rodas, ele poderia ser retirado sem intenção, cair ou sair do lugar.

 

Resistência ao descalçamento

O teste de resistência ao descalçamento é um teste para certificação de capacetes que verifica a resistência do sistema de retenção de forma diferente ao do teste anterior. 

Desta vez, o capacete é deslocado para trás, de modo que a sua borda anterior se desloque 25 mm no plano de simetria e o sistema de retenção seja firmemente ajustado. 

Se, ao fim do teste, o capacete apresentar um ângulo superior a 30° em relação à posição inicial, mesmo com o sistema de retenção fechado, ele está reprovado.

 

Ensaio de propriedades mecânicas da viseira

Diferentemente da absorção de impacto, o teste de punção de impacto tem o objetivo de verificar a resistência da viseira do capacete contra perfurações. 

O produto deve ser capaz de conter perfurações até determinado nível de força de impacto, garantindo a segurança do condutor em diversas situações.

Sem este teste, o condutor estará exposto ao risco, sem saber se a viseira do capacete que está utilizando realmente o protegerá caso haja impacto de uma ponta perfurante. 

Este tipo de acidente é, na maioria dos casos, fatal. Daí a importância deste teste para certificação de capacetes.

 

Ensaio de abrasão

O ensaio de abrasão tem por finalidade verificar a resistência do capacete a elementos abrasivos, como os produtos químicos. 

O capacete deve ser capaz de resistir aos elementos abrasivos até determinado ponto.

Sem esta certificação, o produto não pode garantir a segurança do condutor em caso de contato com substância abrasiva. 

Além disso, o ensaio de abrasão verifica a resistência do capacete ao longo do tempo, em detrimento de elementos como poeira e detritos diversos que podem cair sobre o capacete enquanto o condutor viaja.

 

A compra de capacetes

Existem muitos outros tipos de testes que instituições acreditadas pelo Inmetro fazem antes de determinar se um capacete pode ser vendido ou não.

De uma forma ou de outra, o dever do consumidor é sempre verificar as informações sobre a certificação do Inmetro.

Entre outros fatores, essa informação deverá ficar sempre visível ao condutor.

 

Quais os riscos de vender um capacete sem certificação?

Para o fabricante, distribuidor ou vendedor, comercializar capacetes sem certificação pode gerar graves problemas com a fiscalização.

É possível que o estabelecimento receba uma multa, além de ter todos os produtos sem certificação recolhidos de suas prateleiras.

No caso do fabricante, as sanções podem ser ainda mais graves, caso seja constatado que nenhum dos produtos possui certificação.

Nestes casos, o fabricante pode receber uma ordem de interdição por atividades irregulares e distribuição de produtos inadequados.

 

Quais os riscos para o consumidor?

Vender capacetes sem certificação é ainda mais grave para o consumidor, que é quem absorve todos os riscos desse tipo de produto.

Circular com capacetes sem as devidas comprovações de segurança pode colocar a vida do condutor em risco.

Os capacetes devem ser comprovadamente capazes de evitar fortes danos em caso de acidentes.

Esses acidentes podem ocorrer não somente devido a batidas, mas também com o desequilíbrio do condutor ao subir ou descer da moto ou bicicleta (no caso dos capacetes abertos).

É imprescindível garantir a segurança dos condutores e a única forma de fazer isso é com os testes para certificação feitos pelas entidades acreditadas pelo Inmetro.

Se você tem dúvidas sobre como obter o selo, aproveite para ler nosso post sobre Certificado de conformidade e como obtê-lo.

 

Evite problemas e processos judiciais. Não deixe para depois. Solicite seu orçamento agora mesmo e ofereça qualidade e segurança ao seu cliente em conformidade com a NBR 7471. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima
Open chat
1
Fale conosco!
Solicite mais informações pelo WhatsApp. Estamos à disposição!